...

Cada coisa em seu lugar!

Ainda temos um bom período de férias pela frente mas, de qualquer forma, logo logo as aulas estarão de volta. Já pensou em começar um ano tranquilo na escola, sem dores de cabeça por causa de trabalhos atrasados, matérias acumuladas e notas baixas nas provas? A melhor forma de mandar bem durante o ano todo na escola é já começar o semestre de forma dedicada e organizada. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você se mantenha sempre focado na escola e tirar um novo ano de matérias de letra!

1. Comece um planner
O planner é a ferramenta que vai permitir que você planeje sua vida estudantil e pessoal, deixando-a mais organizada, produtiva e prática, conseguindo cumprir assim todas as suas metas e objetivos. Ele é diferente de uma agenda pois tem páginas específicas para você controlar os seus gastos, suas atividades, seu humor em cada dia e até a quantidade de água ingerida. Você pode comprar um planner ou até mesmo criar o seu próprio: basta pegar um caderno antigo, pesquisar por tópicos de planners na internet e desenhar nas páginas. Com ele, você vai estar sempre com suas tarefas e objetivos em mente!

2. Crie uma rotina de estudos
Quando estamos em casa, só queremos ficar na cama, mexendo no celular, jogando algum jogo, lendo um livro… Fazendo algo que nos divirta. Entretanto, manter uma rotina de estudos é essencial, pois lembrar um pouquinho a cada dia do que a gente aprendeu faz com que a matéria fique presa em nossa cabeça. Descubra o seu melhor método de estudos (fazendo exercícios? Lendo suas anotações? Ensinando a matéria para alguém? Elaborando mapas mentais?) e realize-o por uma horinha que seja por dia. Você vai ver que, quando as provas se aproximarem, você vai estar com a matéria fresquinha na cabeça!

3. Mantenha o hábito de leitura
Ler é essencial, pois além de nos ajudar a desenvolver um enorme repertório de informações e conhecimentos, nos ajuda a aprimorar nossas habilidades de gramática e escrita. Não importa qual o livro, apenas leia um pouquinho a cada dia. Descubra qual seu estilo favorito e se coloque uma meta, ler diariamente 2 capítulos, 40 páginas, por exemplo. É tão divertido que, sem perceber, você vai devorar histórias e saberes com facilidade!

4. Treine sua redação
Tem algumas coisas na vida as quais nós só ficamos bons se treinamos bastante. A redação é uma delas. Para ficarmos craques na construção, estruturação e escrita de um texto, seja qual for o tema, temos que escrever frequentemente sobre diferentes estilos e temas. Pesquise na internet alguns dos assuntos que mais caem nas provas, peça para seus familiares sugerirem um tema ou pense em algo sobre o qual você goste muito de falar. Então, sorteie um gênero textual e escreva. Você pode até brincar com seus amigos, em que cada um escreve um tipo de texto sobre um mesmo tema.

5. Lembre de anotar as matérias
Em sala, é essencial manter o foco no que está sendo dito e ensinado pelo professor. Lembre-se sempre de anotar tudo o que ele coloca na lousa, comenta, apresenta ou indica. Na hora de estudar, vai ser muito mais fácil se você tiver a matéria em mãos. Depois, compare suas anotações com seus amigos e discutam sobre as matérias aprendidas em sala. Sem perceber, vocês estarão decorando tudo o que foi aprendido!

6. Cuide da saúde mental
Estudar é muito importante, mas manter seu bem estar físico e emocional é ainda mais. Assim como você deve separar um tempo para estudar, também tenha um momento do dia em que você realize uma tarefa divertida, que você goste e que te deixe tranquilo. Pode ser pintura, tocar um instrumento, brincar com seus animais de estimação, ler um livro, praticar um esporte… O importante é ter um momento do dia para relaxar. E, o mais importante, não se cobre tanto! Ter dúvidas é normal, e pode ser que não nos entendamos com alguma matéria e acabamos indo mal. Conte com seus professores para entender e aprimorar seu conhecimento!

Com essas dicas, em um piscar de olhos você estará saindo de férias de novo, só com notas altas! Um bom começo de ano para todos!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on facebook
Skip to content