A EscOlA

DE JARDIM DA INFÂNCIA ESTRELINHA A SANTO INÁCIO. DE SANTO INÁCIO A SANTI.

Em 1969, o Jardim de Infância Estrelinha abriu uma pequena turma de educação infantil. Em 1972, Estrelinha virou Santo Inácio em homenagem a Iñigo Lopez de Loyola – nobre espanhol, pensador e religioso, que seguia uma filosofia de vida voltada aos estudos.

Apesar do nome inspirado em um religioso, a escola sempre seguiu uma tendência laica. Em 1973, mudou-se para a rua Abílio Soares, onde está até hoje.

Em 2009, a Santo Inácio fez 40 anos e, como parte de um processo dinâmico de evolução, adotou um novo nome: Escola Santi. Um nome próprio que é quase um apelido, já conhecido por alunos e professores e utilizado em alguns materiais. Santi é uma maneira mais próxima e carinhosa de chamar a Santo Inácio. Fruto de um processo de evolução, a revitalização do nome e também do logotipo simboliza um momento que marca um novo tempo e um novo espaço em nossa trajetória, com destaque para importantes inovações e atualizações do projeto pedagógico, acompanhadas de renovação e ampliação das nossas instalações.

As demandas do mundo contemporâneo e as novas exigências da educação nos desafiaram a refletir e buscar caminhos para continuar oferecendo a melhor formação aos nossos alunos e garantir a sustentabilidade e perpetuidade da escola. Em junho de 2018, a Santi passou a fazer parte do grupo Saber, que tem como principal intenção fortalecer, ampliar e aprender com o sucesso da nossa escola, que completa 50 anos em 2019.

Bem-vindo à Santi!

 

 + Conheça nosso espaço

Nossas crenças traduzem a nossa essência, nosso jeito de ser. Mais do que palavras, são atitudes e compromissos que procuramos reafirmar a cada dia nas relações que estabelecemos com nossos alunos, professores, colaboradores, pais e mães.

Missão Santi

Formar pessoas capazes de atuar com consciência, autonomia, responsabilidade e respeito à diversidade humana e à natureza, a partir da aprendizagem de conceitos, atitudes e procedimentos, numa perspectiva colaborativa, sustentável e de transformação social.

Valores Santi

  1. RESPEITO: Atuar com interesse verdadeiro pelo outro. Zelar pela preservação de um ambiente respeitoso de convivência. Cuidar do espaço físico e da manutenção dos recursos.
  2. COERÊNCIA: Falar o que faz e fazer o que fala, considerando as consequências dos atos.
  3. RESPONSABILIDADE: Fazer sempre bem feito dentro do objetivo proposto. Acompanhar e assumir os resultados de suas ações.
  4. JUSTIÇA: Pautar a atuação em princípios de equidade, equilíbrio e imparcialidade.
  5. CONFIANÇA: Acreditar no outro, por princípio.
  6. INTEGRIDADE: Atuar de acordo com os princípios, independentemente das consequências.
  7. COLABORAÇÃO: Atuar em parceria e com diálogo.

Metodologia

A Santi acredita que o ser humano aprende estabelecendo relações entre o que já sabe e as novas informações. Por isso, propõe um ensino baseado na resolução de problemas, por meio do qual o aluno é incentivado a pesquisar, participar, descobrir e atuar com autonomia.

Concepção de ensino

A concepção pedagógica da Escola Santi parte de pressupostos construtivistas que consideram o diálogo entre os processos de ensino e de aprendizagem, articulando a ação intelectual do aluno, as particularidades de cada conteúdo de ensino e a intervenção do professor.

“Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Livros mudam as pessoas.”
Mario Quintana

A biblioteca da nossa escola é o espaço onde os alunos iniciam seus encontros com o mundo da literatura. Eles vão até esse local, repleto de livros de autores consagrados, para escolher o que desejam ler ou porque é da biblioteca que saem os livros que adentram as rodas de leitura realizadas nas salas de aula. Acreditamos que, para formar leitores ávidos, é preciso desde cedo ser encantado pela magia dos livros, e uns dos caminhos para isso é ter uma boa biblioteca. Nesse texto do nosso Blog do Estadão, contamos um pouco mais sobre o trabalho que realizamos para a formação dos alunos como leitores literários.

História

Nossa biblioteca existe desde que a escola foi fundada, há 40 anos. Desde 2004, vivemos um processo de melhoria constante. A implantação de um sistema que permite o controle de retirada de livros por meio de código de barras, a disposição dos livros no espaço, a escolha dos títulos, as rodas de leitura com indicações literárias, combinados com os projetos desenvolvidos pela equipe pedagógica, fazem com que nosso trabalho com leitura seja reconhecido como um diferencial da Santi.

Dedicamos uma parte deste espaço para recomendações literárias de nossos alunos e professores. Uma oportunidade para compartilhar conhecimento e experiências e enriquecer a vida de todos nós.

Sugira um livro

VOLEI

[INSERT_ELEMENTOR id=”39704″]

 

BASQUETE

[INSERT_ELEMENTOR id=”41160″]

 

FUTSAL

[INSERT_ELEMENTOR id=”41174″]

Partilhar o alimento depois de compartilhar seu preparo com os amigos é uma atividade que une e aproxima as pessoas. Para além de oportunizar a vivência desse ritual de integração, tão especial para os nosso pequenos, as atividades culinárias representam ótimas oportunidades para o incentivo à experimentação de alimentos saudáveis. Por isso selecionamos com cuidado as receitas que  preparamos na escola e é uma satisfação enorme observar as crianças degustando os pratos que prepararam, estes sempre tem um sabor bem especial!

Os alunos da Educação Infantil participam de aulas de culinária quinzenais, onde, além de conceitos diretamente ligados à alimentação – nutrição, higiene, organização – são vivenciadas experiências relacionadas a diversas áreas do conhecimento.

A leitura das receitas e rótulos, por exemplo, trabalha a alfabetização. A matemática está presente quando se desenvolve noções de quantidade, tempo e medidas. Conhecimentos sobre nutrição e saúde, na disciplina de Ciências, e de costumes e pratos típicos das diversas regiões do Brasil e de outros países, ensinados em Estudos Sociais e Geografia, aproximam os alunos do mundo lúdico da alimentação.

Adicione a tudo isso uma boa pitada de diversão e pronto! Assim é a aula de culinária da Santi, uma saborosa mistura de conhecimento e prática.

Durante as aulas são preparados diversos tipos de bolos, salgados e doces, sorvetes, sucos e biscoitos. Acesse algumas receitas feitas pelos nossos alunos.

Aguarde receitas 2020!

> Infantil 1

> Receitas do T4

> Receitas do T5

> Receitas  do  1º ano

A SANTI INDICA 

Colégios

A Escola Santi estabeleceu parcerias com alguns dos melhores colégios de São Paulo para que nossos alunos tenham prioridade no preenchimento das vagas. Conheça as nossas escolas parceiras:

Educação Infantil – prioridade para preenchimento das vagas de 1º ano na Santi

Fundamental 1 – prioridade para preenchimento das vagas de 6º ano na Santi

Ensino Médio – prioridade para preenchimento das vagas ao entrar no E. M.

Academia Competition

Rua Cincinato Braga, 520 – tel: 3149-9777.

Rua Oscar Freire, 2066 – tel: 3061-1155.

Rua Albuquerque Lins, 1080 – tel: 3667-1677.

AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA (audiometria)
 
Dra. Flávia Tonucci de Araújo Lopes
3289-4900
 
MAM – Museu da Arte Moderna de São Paulo
 
Benefícios para professores e alunos. Veja aqui!
 
Parque Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo SP Brasil
 
Telefone +55 11 5085-1300 | Fax +55 11 5549-2342
 
 
Horário: ter – dom, 10h – 18h. Bilheteria até 17h30.
 

Uniforme

O uso é obrigatório. A venda é terceirizada. Todo o uniforme pode ser encontrado nos seguintes locais:

FREE WAY – Av. Bernardino de Campos, 312 (entre Abílio Soares e Afonso de Freitas), tel 3884-1628.


Transporte – Danigir

A Escola não tem condução própria, mas indica transportadores que prestam este serviço. Desde 2006, a empresa Danigir, de Roberto e Luciana, são os credenciados pela Santi, atendendo as seguintes regiões:

  • Paraíso, Vila Mariana
  • Aclimação, Jd. da Glória, Cambuci, Klabin
  • Outras, sob consulta

Tel. para contato: 3207-5847 / 98147-6294 (Luciana) / 99698-6909 (Roberto)

Curso Equipe – 2º semestre 2019

C47: Grupo de estudos relações interpessoais
Participantes: Andréa de Almeida Ribeiro
Data: maio a novembro 2019
Local: Vera Cruz

C48: Conhecer e ensinar os conteúdos matemáticos: do 1º ao 5º anos do ensino fundamental – Módulo 2
Participantes: Gabriella Lucia Gomes Leme Rodrigues
Data: 03/08 a 09/11/2019
Local: Escola da Vila

C49: O Brincar Heurístico
Participantes: Amanda Christine Rebello
Data: 09/08/2019
Local: Atelie Carambola

C50: Aprendizagem Motora e Autismo
Participantes: Fernando Rocha Mendes
Data: 05/05/2019
Local: Cari Psicologia e Educação

C51: Conhecer e ensinar os conteúdos matemáticos: do 1º ao 5º anos do ensino fundamental – Módulo 2
Participantes: Tatiane de Almeida Sousa
Data: 03/08 a 09/11/2019
Local: Escola da Vila

C52: O Brincar Heurístico
Participantes: Luana Corrêa Marra Tajiri
Data: 09/08/2019
Local: Atelie Carambola

C53: Organizadores da ação pedagógica – com Josiane Pareja e Paulo Fochi
Participantes: Luana Corrêa Marra Tajiri
Data: 07/12/2019
Local: Atelie Carambola

C54: Organizadores da ação pedagógica – com Josiane Pareja e Paulo Fochi
Participantes: Emiliam Fátima da Cunha Santos
Data: 07/12/2019
Local: Atelie Carambola

Cursos Equipe – 1º semestre 2019

C37: Processos e Roteiro de Atendimento
Participantes: Naila Mattos Robles de Oliveira
Data: 4-abr-19

C38: Secretária Escolar: Competência Técnicas e Comportamentais Foco em Resultados
Participantes: Elda do Valle
Data: 4-abr-19

C39: Secretária Escolar: Competência Técnicas e Comportamentais Foco em Resultados
Participantes: Rosenilda Souza Oliveira
Data: 4-abr-19

C40: Documentação pedagógica e registro exercitando o olhar do educador para refletir sua prática educativa.
Participantes: Naila Mattos Robles de Oliveira
Data: 3-abr-19

C41: Workshop de Meditação para sala de aula
Participantes: Roberta Cristina Carletti Mraz
Data: 3-abr-19

C42: Workshop de Meditação para sala de aula
Participantes: Alessandra Calegaris de Paulo
Data: 26-mar-19

C43: História do Livro e da Literatura Infantil e Juvenil no Brasil
Participantes: Daniela Venturi de Abreu
Data: 21-mar-19

C44: Do pensamento programático ao projetual
Participantes: Emiliam Fátima da Cunha Santos
Data: 28-fev-19

C45: Do pensamento programático ao projetual
Participantes: Luana Correa Marra
Data: 28-fev-19

C46: Portaria: O Diferencial de Atendimento na Escola
Participantes: Leticia de Ricco Gonçales Soler
Data: 5-fev-19

Cursos Equipe – 2º semestre 2018

C29: A Criança, a Natureza, o Brincar, a Cultura da Infância e a Cultura Brasileira como matrizes presentes no desenvolvimento da educação infantil.
Participantes: Carolina Coronato Bortoletto, Roberta Cristina Carletti Mraz e Ligia Vidal Trigo Grotti Roder
Local: Casa Redonda
Data: 22-ago-18

C30: Arte para bebês e crianças pequenas
Participante: Maiara Sela Jayme Avila
Local: Diálogos Assessoria e Viagens Pedagógica
Data: agosto de 2018

C31: Evento Bebes e Livros: Qual a função da leitura literária na primeirissima Infância
Participante: Antônio Marcos Panontin
Local: Editora Pulo do Gato
Data: agosto de 2018

C32: Curso de Formação
Participantes: Cyndel Nunes Augusto, Maria Fernanda M. de O. M. de Alvarenga, Renata Cyrne Braga Ferreira, Julia Maria da Nobrega Noronha, Graziele Alves Aguilar e Elitha Dias dos Santos.
Local: Prisma
Data: agosto de 2018

C33: Curso de Formação
Participante: Gabriella Lucia Gomes Leme Rodrigues
Local: Vera Cruz
Data: agosto de 2018

C34: Procedimentos da Secretaria Escolar e Gestão de Custos como diferencial competitivo
Participante: Naila Mattos Robles de Oliveira
Local: Sieesp
Data: agosto de 2018

C35: Primeiros Socorros para profissionais da educação: Preservando vidas nas escolas
Participante: Maria José Lopes Camara, Ana Aparecida dos Santos, Alex dos Santos Vieira e Valéria Nerina Pizzolato
Local: Sieesp
Data: setembro de 2018

C36: Ocorrência Digitais nas Instituições de Ensino
Participante: Fernando José Cury, Adriana Sonnewend Cury e Naila Mattos Robles de Oliveira
Local: Sieesp
Data: setembro de 2018

Cursos Equipe – 1º semestre 2018

C9: ZDP
Participante: Elaine Barbosa Ruiz
Local: Escola da Vila
Data: 4 encontros (2018)
Palestrante: 

C10: ZDP
Participante: Marta Durante
Local: Escola da Vila
Data: 4 encontros (2018)
Palestrante: 

C11: ZDP
Participante: Emiliam Fátima da Cunha Santos
Local: Escola da Vila
Data: 4 encontros (2018)
Palestrante: 

C12: ZDP
Participante: Caroline Florêncio da Silva
Local: Escola da Vila
Data: 4 encontros (2018)
Palestrante: 

C13: ZDP
Participante: Vanessa Cristina Kitov Correia
Local: Escola da Vila
Data: 4 encontros (2018)
Palestrante: 

C14: ZDP
Participante: Elisangela Sales Florentino Endo
Local: Escola da Vila
Data: 4 encontros (2018)
Palestrante: 

C15: ZDP
Participante: Lucas Monteiro de Oliveira
Local: Escola da Vila
Data: 4 encontros (2018)
Palestrante: 

C16: ZDP
Participante: Paula Tres Araujo
Local: Escola da Vila
Data: 4 encontros (2018)
Palestrante: 

C17: Curso de Mindfulness
Participante: Adriana Sonnewend Cury
Local: Escola Santi
Data: 6 encontros de março a abril de 2018
Palestrante: Dani Degane

C18: Curso de Mindfulness
Participante: Elaine Barbosa Ruiz
Local: Escola Santi
Data: 6 encontros de março a abril de 2018
Palestrante: Dani Degane

C19: Curso de Mindfulness
Participante: Camila Albuquerque de Mauro
Local: Escola Santi
Data: 6 encontros de março a abril de 2018
Palestrante: Dani Degane

C20: Curso de Mindfulness
Participante: Talita de Araujo Magalhães
Local: Escola Santi
Data: 6 encontros de março a abril de 2018
Palestrante: Dani Degane

C21: Curso de Mindfulness
Participante: Débora Gomes Muniz Iker
Local: Escola Santi
Data: 6 encontros de março a abril de 2018
Palestrante: Dani Degane

C22: Curso de Mindfulness
Participante: Naila Mattos Robles de Oliveira
Local: Escola Santi
Data: 6 encontros de março a abril de 2018
Palestrante: Dani Degane

C23: Curso de Mindfulness
Participante: Mônica Carnavarolo Galvão
Local: Escola Santi
Data: 6 encontros de março a abril de 2018
Palestrante: Dani Degane

C25: Curso de Mindfulness
Participante: Luciene de Sousa Braga Batista
Local: Escola Santi
Data: 6 encontros de março a abril de 2018
Palestrante: Dani Degane

C25: Práticas inovadoras para educação na cultura digital
Participante: Patrícia Cristina Cabral de Sousa
Local: Instituto Superior de Educação de São Paulo
Data: 16, 17 e 18/01/2018
Palestrante: —

C26: Que currículo é esse? O currículo de artes na escola contemporânea
Participante: Emiliam Fátima da Cunha Santos
Local: Colégio Oswald de Andrade
Data: 23/03/2018
Palestrante: Marcel Youssef Hamed

C27: Família: Origem, transformação na contemporaneidade
Participante: Maria Augusta Lara Meneghelo
Local: Fundação São Paulo PUC
Data: Março a Junho de 2018
Palestrante: Maria Luiza Andreozzi

C28: Estudos e investigações da prática
Participante: Aimée Mendes Ferreira
Local: Artebr Ltda Me
Data: 17/05 a 28/06
Palestrante: Stela Barbieri, Guga Szabzon e Vanessa Marques D’Albuquerque

 

Cursos Equipe – 2º semestre 2017

C1: Roda de conversa: Sexualidade, genero e diferença no espaço escolar : Desafios para prática docente
Participante: Stefan Bovolon Feliciano
Local: Associação pela família (Gracinha)
Data: 05/06/2017
Palestrante: —

C2: Aprendizagem Social na Infância
Participante: Livia Alonso Tagliari
Local: Vera Cruz
Data: 27 e 28/07/2017
Palestrante: Eduardo Risk

C3: A documentação pedagógica e o cotidiano da Educação Infantil
Participante: Cecília Maria da Silva Diniz
Local: Projeto Vida
Data: 26/06/2017
Palestrante: —

C4: Curso de Extensão : Uma abordagem construtiva para o Ensino de Ciência
Participante: Stefan Bovolon Feliciano
Local: ISESP
Data: 
Palestrante: —

C5: A documentação pedagógica e o cotidiano da educação Infantil. 
Participante: Amanda Christine Rebello
Local: Projeto Vida
Data: 26/06/2017
Palestrante: 

C6: Grupo de Estudos “Diálogos sobre a prática de pedagogia Pikler”
Participante: Maiara Sela Jayme Avila
Local: 
Data: 08/2017 – 11/2017
Palestrante: Psicóloga Patrícia Couto

C7: A importância de desenvolver o calculo mental na escola
Participante: Priscilla Prudêncio de Oliveira
Local: Avisalá
Data: 08/2017
Palestrante: Camilla Schiavo

C8: Método rápido e eficaz para recuperação de crédito de instituição de ensino
Participante: Naila Mattos Robles de Oliveira
Local: 
Data: 09/05/2017
Palestrante: 

Pular para o conteúdo