...

Yoga – Semana 43: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Semana 43: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 

Hari Om comunidade da Santi !

Com muito prazer, compartilho aqui com vocês uma Oficina sobre a Prática do Yoga com as crianças, em ambiente escolar, e fora dele. Essa oficina foi realizada durante o mês de abril em duas pequenas escolas do Bairro de Itamambuca, Ubatuba.
O objetivo da oficina foi oferecer ferramentas que auxiliam na prática do yoga com as crianças. São abordados os benefícios das posturas, os movimentos e as fases de uma sessão de yoga. Vale mencionar que o universo do Yoga é muito rico e possibilita inúmeros outros recursos que podem ser aplicados durante uma prática com elas, poderemos em outra oportunidade dar mais ênfase aos outros pontos. Mas tenho certeza que esses 3 tópicos que verão nessa sequência de vídeos, são ótimos pontos de partida para iniciar essa jornada!
Essa série será dividida em aproximadamente 4 partes, aproveite!
 Namastê!  

Semana 42: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 

Quando você começa a praticar Yoga percebe como faz bem, não é mesmo?
Pois veja só, a prática  pessoal é INDISPENSÁVEL no seu caminho de Yoga.
A falta de tempo não é desculpa, em um artigo publicado na extinta revista Yoga Journal edição de novembro/dezembro de 2012, 4 professores indicaram como você pode começar de maneira prática e eficaz suas práticas pessoais.
Essa revista era muito interessante, abordava tudo o que era relacionado ao mundo do Yoga, em uma época em que o Yoga estava começando a ficar “famoso” aqui no Brasil. Porém por uma série de razões que desconheço, mas desconfio, por conta da evolução da era digital, a revista parou de existir, deixando órfãos inúmeros leitores assíduos, como eu.
Mas felizmente, salvei meus exemplares, e até hoje, leio os artigos.
Na edição de no/dez 2012 fala-se sobre o desapego. Então voltando ao tema principal, escolhi a proposta que o querido professor Marcos Rojo fez para a revista naquela edição.
Clique aqui no link para que você possa acessar essa sequência de posturas propostas para que você possa praticar em apenas 10 minutos.
Abaixo seguem duas sugestões para sua prática diária, ao acordar, ou à fazer quando tiver um tempinho, 10 minutos talvez?
A famosa Saudação ao Sol, ou Surya Namaskar ( Surya = Sol, Namaskar = Saudação) e uma variação, não menos famosa, o Surya B.


Semana 41: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 

Do dicionário:

Substantivo masculino

1- Clareza súbita na mente, no intelecto de um indivíduo; iluminação, estalo de luz.

2- Psicologia: Compreensão ou solução de um problema pela súbita captação mental dos elementos relações adequados.

Portanto, quanto mais nossa mente está calma, com mais clareza enxergamos situações, momentos, “ideias de gênio”.

Quando praticamos Yoga, trazemos mais equilíbrio, estabilidade, e organização mental. Deixamos de viver dentro do turbilhão de acontecimentos e emoções de nossas vidas e passamos a ter um papel de observador, tendo um recuo diante de todas as situações. Com esse recuo, enxergamos com mais clareza os eventos, o que finalmente chamamos de insights.

O discernimento também cabe nessa situação, com a mente calma podemos aprender a optar pelas melhores escolhas de acordo com nossas crenças.

Para saber boas dicas e sequências para ativar sua espada do discernimento e aplicar seus insights no dia a dia, clique aqui no link. Namastê!


Semana 40: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 

Os benefícios da Respiração:

  • Ajuda a eliminar as tensões do corpo. A respiração é o espelho do corpo, o reflexo do que se vive  interiormente. Portanto seu ritmo é afetado.
  • Uma boa oxigenação de nosso organismo elimina muitos males, alimenta nosso cérebro e nos traz uma calma interior.
  • Favoriza o melhor funcionamento do diafragma. A atenção levada ao fluxo de respiração nos leva à diminuição do ritmo dos pensamentos.

E as crianças ? O objetivo é equilibrar a inspiração e a expiração através do controle da respiração.

Como? Através de jogos e brincadeiras.

“A chave do yoga está nas posturas, mas também na respiração,  é isso que permite que as células de nosso corpo se regenerem .

Uma pessoa que respira bem , pode evitar muitos males!”

Confira no link, algumas dicas e brincadeiras :

Semana 39: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 

Qual é o objetivo de uma prática de Yoga com as crianças?

Quando pensamos em praticar Yoga , ou praticar Yoga com as crianças

Temos certamente em mente um objetivo.

Seja ele de nos trazer calma, seja nos trazer foco, ou até mesmo gastar energia. (sim, Yoga não é só ficar sentado e respirar)

Então , o ponto de partida para começar a praticar é levar a atenção para o seu objetivo. Isso por si só, já é uma forma de levar sua atenção para seu estado de espirito no momento.

Muito provavelmente você já é capaz de perceber se está cansada(o), se está nervosa(o) se está chateada(o)  ou mesmo triste.

E as crianças ?

Pois é aí que entramos!

As crianças ainda estão aprendendo a identificar as emoções e os sentimentos. O  Yoga  as ajuda muito nesse processo e você pode desfrutar dessa ferramenta de forma a canalizar a energia da criança de acordo com determinado momento.

As posturas ou Asanas  e claro a respiração, estão aí justamente para isso!

Viu como é incrível o mundo do Yoga?

Se ainda não viu, o que acha de experimentar?

Clique aqui e confira alguns exemplos de posturas que podem ser aplicadas para momentos de calma ou momentos de energia.


Semana 38: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 

Mantra da Lua Cheia
Mantra é a repetição de palavras, que devem fazer algum sentido para você.
De origem da Kundalini Yoga, esse mantra de 4 sílabas:
SA – nascimento, infinito, cosmos
TA – vida, existência
NA – morte
MA – renascimento
Pode ser vocalizado na ordem decrescente de tom, onde Sa é mais forte que Ta, que é mais forte que Na que é mais forte que Ma.
E assim, repetindo o mantra, baixamos cada vez mais o tom, até que se faz apenas mentalmente, e volta na ordem crescente de tom.
Para saber e entender mais e ver o vídeo, clique aqui.

Semana 37: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 

PENSAMENTO POSITIVO

O Yoga significa união, união do corpo , do espírito e do pensamento, portanto, precisamos estar atentos também aos nossos pensamentos que muitas vezes podem nos pregar algumas peças do tipo: “eu não vou conseguir” ou “eu não sei fazer”. O que te proponho aqui é dar um pouco mais de atenção a seus pensamentos, de forma que ao invés de atrapalhar, eles possam te ajudar no desenvolvimento das posturas, e por fim no seu próprio desenvolvimento, seja motor ou físico. Portanto aqui vão algumas dicas de pensamentos que podem te acompanhar durante a prática de yoga:

  • Retire a palavra “ não” durante a prática
  • Seja criativo, divirta-se, seja paciente, confie e persevere!

Confira mais dicas clicando aqui!


Semana 36: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 

Posturas e seus benefícios:

Quando você participa de uma prática de yoga, já parou para pensar porque você se sente tão bem ao final?

Acontece que quando nos movimentamos ativamos diversas dimensões do nosso corpo.

Isso quer dizer que durante uma prática de Yoga nos servimos de posturas que nos servem como veículos para um caminho de transformação , expansão de consciência de nós mesmos, tanto física como mentalmente.

Essas dimensões podem ser explicadas através da descrição do Modelo dos Cinco Koshas. Segundo este modelo, somos compostos por cinco facetas: física, energética, psicoemocional, sabedoria e bem aventurança. Ou seja, as posturas atingem não só o corpo físico, mas também o corpo sutil (mental e espiritual) . É por essa razão, entre outras, que quando estamos mentalmente e espiritualmente bem nosso corpo está bem também, reage positivamente. O sutil precede e controla o denso, o padrão vibratório que começa em nossos pensamentos, refletem em nosso corpo.

Se esta pequena introdução te trouxe maior curiosidade, você pode consultar o GUIPPY Guia Prático de Posturas de Yoga , de Joseph e Lilian Le Page.

Por hora vamos nos dedicar às posturas que foram apresentadas nessa prática dinâmica publicada na semana passada. Se você perdeu, aqui está ela novamente, só que dessa vez, com uma explicação dos benefícios de algumas das posturas que foram colocadas. Namstê!

Confira aqui as posturas e seus benefícios.


Semana 35: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 
Namastê
O convite de hoje é me acompanharem nessa prática de Yoga bem dinâmica.
Fique atenta(o) à respiração fluindo, proibido ficar roxo e sem ar, proibido se machucar. Por isso, simplesmente deixe seu corpo fluir, se cansou, pare um pouco, recupere o ânimo e continue! São apenas alguns minutos.
Ao final, mas ao final mesmo, após o relaxamento, perceba como você se sente!
hari Om!

Semana 34: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 

Vamos começar? dedicado aos pais, mães, adultos, funcionários, parceiros

Você já parou para pensar que cada dia temos em nossas mão uma nova oportunidade para começar, ou recomeçar? Até mesmo reaprender, ou aprender?
Pois então, nesse momento atual pelo qual estamos atravessando, essa questão não fica muito em evidência. Em tempos de confinamento, escola on-line, trabalho online, e todo o resto que acontece fora de nossos lares, que não estão na frente de nossos olhos, mas que estão nas páginas dos jornais, ou em casos próximos de seu conhecimento, nos faz sentir muitas vezes incapazes, e o pior, nos faz sentir culpados.
Mas vou te contar uma coisa, temos uma ferramenta incrível em nossas mãos que pode muito nos ajudar neste momento, não ocupa espaço em bagagem nenhuma, não pesa e ainda por cima, está à nossa disposição. Essa ferramenta se chama Yoga, que além da prática de posturas, envolve a prática de  respiração e meditação.
Quando começamos a trazer o Yoga para nossas vidas, percebemos aos poucos, que nossas confusões mentais se dissipam e encontramos soluções objetivas para nossas preocupações.
No dia a dia, ficamos mais atentos às nossas ações, procuramos agir corretamente, de acordo com nossas verdades (que idealmente deve se basear em respeito e empatia). Nos desapegamos dos resultados imediatos, mas agimos para que esses resultados desejados cheguem até nós de forma gradual e natural.
Nos julgamos menos.
Nos tornamos mais amorosos com nós mesmos, e por consequência com todos à nossa volta.
E acredite, essas pequenas ações que começam internamente, acabam refletindo à sua volta.
Num mundo ideal, onde pudéssemos todos ter acesso à essa consciência, tudo seria muito mais leve, as ações seriam baseadas no amor e no respeito entre todos e quem sabe,  haveria menos desigualdade.
Nesse espaço, que dedico principalmente às crianças, e aos pais, mães e professores, compartilho com vocês esse texto, bem curto, mas muito preciso.
Procure encontrar um momento, e dedique alguns minutos de prática junto com seus pequenos. Garanto que será uma oportunidade incrível para deixar a vida fluir com mais leveza e doçura, elementos tão importantes em nossas vidas que nos ajudam a contrapor essa fase em que o mundo está atravessando. Aprecie o momento presente com seus filhos, tudo passa muito rápido, e num piscar de olhos eles já cresceram.
Namastê!
Nota: 
No site YogaYris você vai encontrar diversas ideias de práticas na sessão vídeos, sequências de posturas, brincadeiras, na sessão Blog, e você também pode adquirir o baralho de posturas de Yoga “YogaYris, Vamos Começar?”.

Semana 33: Yoga para fazer com crianças e adolescentes 
Grande parte do processo de meditação se faz pelos sentidos, mesmo assim, muitas pessoas acreditam que uma criança ( ou até mesmo um adulto) pode ter muita dificuldade em meditar ou visualizar. No entanto, eu te asseguro, essa é uma etapa de grande importância, que visa o relaxamento, durante uma prática de Yoga, e pode ser facilmente adaptada por nós quando utilizamos nossa capacidade criativa.
Mas afinal, qual é a diferença entre Meditar e Visualizar?
A Meditação é uma prática que nos leva a um estado de bem estar e acalma as ideias para possibilitar intenções de compaixão, amor, perdão, paciência e calma. Podemos utilizar diferentes técnicas para isso. Eu particularmente gosto bastante de trazer a atenção para a minha respiração. Nossa mente está o tempo todo pensando, portanto, temos que acostumá-la a trazer o foco para o objeto em questão, e no meu exemplo, o objeto em questão é minha respiração.
A Visualização é a arte de poder projetar na sua tela mental algo que servirá para relaxar ou criar uma mudança positiva. Isso pode implicar em visualizar uma cena relaxante ou uma atividade agradável, Com frequência esse processo de visualização traz imagens que trabalham com as emoções, ou as sensações calmantes e relaxantes. Normalmente são feitas após uma atividade dinâmica, na prática de Yoga, após a fase ativa, quando as crianças, e nós, estamos mais receptivos para relaxar, e então poder ouvir a visualização. Mas também podem ser feitas antes de dormir, por exemplo, ou na horinha calma do dia.

Semana 32: Yoga para fazer com crianças e adolescentes
“Ganesha é uma das Deidades da mitologia Hindu, mais conhecidas entre nós aqui do ocidente. Eu particularmente, devo ter umas 4 estátuas de Ganhesha espalhadas pela minha casa. Ganesha é muito conhecido por seu poder de remover os obstáculos. Por isso, nada melhor do que iniciarmos nossa temporada de 2021 falando sobre ele, o “Trombinha” ! (como dirá meu querido professor Pedro Kupfer )
Ele tem cabeça de elefante em um corpo de humano! Por isso, muitas outras simbologias são ligadas a ele: Suas grandes orelhas representam a capacidade de ouvir o ensinamento e de refletir sobre ele. A sua tromba representa o discernimento, nos trazendo mais clareza e nos facilitando vivenciar as situações com maior leveza e facilidade entre os opostos (o bom e o ruim, por exemplo). Sua barriguinha sobressalente, nos ensina que é sábio lembrarmos dos aprendizados sendo eles mais difíceis ou mais simples, mas devemos guardá-los bem em nossa memória para que esses aprendizados possam nos ser úteis em algum momento de nossas vidas.

Ele está sempre acompanhado de um ratinho, que representa seu veículo. Nesse caso, um veículo de sabedoria.
Confira aqui uma história muito bem narrada e ilustrada por essas duas moças sobre Ganesha!

Jay Ganesha!!


Semana 31: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Karma: Já devem ter ouvido ou lido diversas vezes essa palavra de origem sânscrita, que traduzida para o português quer dizer “ação”.
Mas afinal qual a relação dessa palavra com Yoga?
Podemos dizer que Karmas, do ponto de vista do Yoga são sementes de mudança. A lei da ação e reação, da causa e efeito são Karmas.
Se você planta sementes de tomate e um vasinho, esse vasinho tem que ser regado todos os dias para que a plantinha cresça, e os tomates comecem a brotar. Se você não rega todos os dias, se você deixa o seu vaso dentro de casa, é possível que os tomates nunca brotem.
Você tem em suas mãos a escolha do que fazer com esse vaso, e o resultado depende da sua escolha.
Todas as nossas ações, portanto, produzem resultados.
Por isso é importante termos consciência de nossas ações, pois elas podem produzir efeitos. Devemos também ter consciência de que não vivemos sozinhos, não é? Na escola, temos nossos colegas de classe, os professores, em casa, temos nossa família, os amigos do prédio ou do bairro, até mesmo, pessoas que não conhecemos podem sentir um efeito de uma ação nossa.
Saindo do exemplo do tomate no vaso, imagine que um dia você resolva plantar uma árvore em uma praça, de uma determinada cidade. Você sabe que árvores demoram alguns anos para crescerem, ficarem robustas, cheias de folhas, até mesmo frutos. Mas isso um dia acontece, e portanto, talvez você nunca mais volte para essa cidade, porém a árvore estará lá, grande linda, cheia de sombra e frutos gostosos, que os moradores daquela cidade poderão usufruir com muita alegria. E imagine que quem plantou foi você e que isso fez várias pessoas felizes! Isso é apenas um exemplo.
Aqui vai uma sugestão de como praticar Yoga, sem necessariamente só fazer posturas.

Semana 30: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Para quem anda acompanhando as postagens sobre Yoga, a essa altura do campeonato, já deve ter percebido que uma prática de yoga não envolve apenas uma sequência de posturas. É quase uma filosofia de vida, mas claro, cada um no seu tempo, um passinho de cada vez.
Aqui vai para vocês uma formulinha para facilitar um pouco sua prática pessoal na sua casa.
Lembre que a disciplina é muito importante, mas também é importante respeitarmos a nós mesmos sendo sinceros em relação ao que é mais importante no momento.

Semana 29: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Vamos entrar agora em mais detalhes sobre os Yamas, como está sua curiosidade? Qual o significado de Yama e de cada um deles? Como podemos trabalhar esses aspectos com as crianças afinal? Clique aqui e venha para o mundo dos Yamas!


Semana 28: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

O Yoga proporciona uma variedade de ferramentas que permite criar um espaço dentro de nós para assimilar as experiências vividas.  Nesse espaço aprendemos prestar atenção, descobrir, pensar e decidir sobre o que sentimos, podendo adquirir, gradativamente, o controle de nossas vidas.

Através de uma prática completa de yoga, com ásanas (posturas), respiração, relaxamento, meditação e, no caso das crianças, brincadeiras visualizações e histórias teremos em mãos uma boa forma de trazer as crianças para o instante presente em todos os setores de suas vidas.

A prática do Yoga traz para a criança benefícios que participam no equilíbrio emocional, na autoestima, na confiança e clareza de pensamentos. Elementos essenciais que auxiliam muito os pequenos a atravessarem por esses momentos atuais que estamos passando.”
Duas dessas ferramentas são os Yamas e Nyamas, que fazem parte de uma compilação de frases que podem auxiliar muito a mente para autoconhecimento, os chamados Sutras, escritas por Patanjali. Dizem que Patanjali viveu entre os anos 500 e 200 a.C., ele é considerado o Grande Mestre do Yoga por ter desejado ensinar seus filhos a viverem verdadeiramente uma vida que conduz à felicidade.

Semana 27: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Jogo da Marmita, ou da Cocotte – São 3 brincadeiras em 1: Origami, Marmita e Posturas de Yoga para fazer brincando.

Clique aqui e baixe o seu pdf para imprimir.

 

 

 

 

 


Semana 26: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Durga – Quem será Durga? O que será Durga? Antes de falar sobre ELA, vamos conhecer o finado Mahisha. Mahisha era um demônio terrível que havia recebido uma dádiva. Ele poderia viver para sempre a menos que uma mulher o matasse.

Considerando-se então o « Rei da Cocada Preta »  ou «  a última bolacha do pacote » resolveu atacar o céu com seu exército de demônios.

Depois de uma longa batalha, expulsou todos os Deuses do lugar onde moravam.

Desconsolados, os deuses juntaram todos os seus poderes para pedir ajuda.

Tamanha foi a força de vontade de todos eles reunidos que fizeram brilhar uma luz muito forte.

Do meio dessa luz nasceu Durga!

image.png

Sabe o que aconteceu? confira a história e as posturas que inspiram aqui.


Semana 25: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

O que é uma Mandala?

Em Sânscrito, Mandala significa: Círculo, ou Agrupamento. Na prática meditativa, a Mandala é um guia provisório, imaginário, no plano visual, assim como é o Mantra na plano auditivo.

Em uma visão bem simplificada, a Mandala é um objeto que possui um centro, que comporta, em torno dele, diferentes partes complementares, e em sua periferia, portas e proteções. Constituindo assim, um arquétipo ideal da ordem do universo.

Se pararmos para pensar, essa configuração aparece no Microcosmos e no Macrocosmo, como por exemplo: Uma Galáxia, o Sistema Solar, o Corpo Humano, as asas de uma Borboleta, as Células, átomos.

Significam simbolicamente a vitória da harmonia perante o caos. As Mandalas nos auxiliam a nos acalmar, trazer recolhimento.

Você pode criar Mandalas de diversas maneiras, seja desenhando, seja apenas pintando um desenho pronto, seja juntando diversos materiais e colando-os em torno de um centro, seja escolhendo uma palavra e escrevendo várias outras que te fazem pensar na palavra do centro.

Para mudar um pouco , te convido aqui a fazer a sua Mandala de palavras.


Semana 24: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

“O Leão que se tornou carneiro “

Ouça a historia do Leão que virou Carneiro, e seguida o que você acha de fazer a sequência que escolhi para acompanha-la.

Essa historia está no livro “ Yogananda, Pequenas Grandes Historias do Mestre” (editora Pensamento)

Paramhansa Yogananda foi o primeiro mestre Indiano a trazer a filosofia do Yoga para o Ocidente, ele viveu nos Estados Unidos de 1920 até 1952 . Foi ele que nos trouxe da Índia as técnicas milenares de Meditação que centenas e milhares de pessoas praticam por nossas bandas Ocidentais.

Sua mensagem enfatiza a Unidade de todas as religiões e a importância do amor a Deus, combinando técnicas científicas de Meditação.


Semana 23: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

“O melhor lugar do mundo é aqui!

E agoooora “

Conhece essa música do Gilberto Gil? Esse é apenas um trecho dela, e já diz tudo!

Criamos expectativas de coisas que ainda não vivemos, ou achamos só vamos ser felizes na hora em que tivermos aquele jogo preferido, ou um super celular, ou uma casa enorme com piscina, ou se não precisássemos estudar.

E na verdade a felicidade já está aqui conosco, sempre dentro da gente, não importa onde estivermos, o que temos.

Esse chakra está relacionado à audição, à comunicação.

Sente-se confortável mente e escute este áudio.

Namastê


Semana 22: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Alguma vez você achou que um monstro morava embaixo da sua cama?

E não teve coragem de se levantar no meio da noite para ir ao banheiro fazer xixi.

Já percebeu como sua respiração ficou nessa hora?

O que acha de simplesmente respirar?

Faça o teste, perceba como seu mundo de dentro vai mudar, pelo menos um pouquinho. E o medo dará lugar à coragem.

A respiração é uma arma valiosa.

E esse chakra quando equilibrado, te liberta dos medos, angustias, e te ajuda a ter reações positivas frente aos obstáculos.


Semana 21: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

O Ar = Coração

Aqui está o elemento Ar, que rege nosso coração. Sabe qual o melhor remédio para deixar nosso coração feliz? Um longo abraço, ou melhor, no mínimo 6 abraços por dia! Você já deve ter percebido que quando está bravo, ou quando alguém te falou algo que te chateou, você tem a tendência a ficar mais calado, talvez acuado ou ressentido sentimentos não muito agradáveis não é mesmo?

Como fazer então para equilibrar isso e ganharmos novamente a alegria, a confiança, a vontade de compartilhar tudo o que é bom com os outros? Que tal experimentar a sequência a seguir? Clique aqui e conheça a sequência!


Semana 20: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

É sempre bom fazermos pausas no decorrer do dia, seja para não fazer nada, seja para apenas pensar, fazer Yoga, Meditar, Respirar ou é claro, para Brincar. E dessa vez vamos juntar 3 coisas: Pausa para a prática de Yoga Brincando, com esse jogo que você já conhece, mas aqui está para lá de especial.

Semana 19: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Dessa vez vamos falar de seus talentos, já pensou em alguma coisa que você faz muito bem? Ou será que você é uma pessoa que gosta muito de ajudar os outros, fazendo uma boa ação?Aqui está para você fazer ao longo da semana, uma estrela para cada dia. você escolhe uma estrela, escreve qual é o seu talento do dia, recorte, você pode até pintá-la, e depois fixar na parede, na geladeira, ou colocar dentro de um pote de vidro, que virá a ser o seu pote de talentos.


Semana 18: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Os Chakras são centros de energia, que estão distribuídos em todo nosso corpo, são responsáveis por nosso equilíbrio e bem estar, pela nossa felicidade quando estão todos bem em harmonia. Mais comumente, são representados por cores.
Qual é a sua cor preferida? Veja aqui se ela é uma daquelas 7 que correspondem a cada Chakra.
Depois disso, leia quais as características desse Chakra quando em equilíbrio ou não.

Semana 17: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

A postura do Gato é uma das mais conhecidas posturas do Hatha Yoga! É muito gostosa de se fazer, inclusive se a família toda participar fica mais gostoso ainda.

Dentro dela temos inúmeras possibilidades e variaçõezinhas muito gostosas de se fazer.

Vamos experimentar o Gato minhoca? E o Gato equilibrista?

Boa prática!
Namastê


Semana 16: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Na mitologia Hindu, os seres iluminados são representados sentados em uma flor de Lótus, ou mesmo sentados na Postura do Lótus.?

?O Lótus é uma flor que surge de águas lamacentas e estagnadas.

☘Representa a aparição da vida, a beleza e a bondade.

?Sua cor branca ou clara e comumente é interpretada no sentido da pureza.

?O Lótus se abre intacto, vindo da sujeira do mundo.

Vamos então procurar a beleza que esta dentro de nós, pois por muitas vezes o que vemos aqui fora atrapalha tudo!

Clique aqui e acompanhe o vídeo.


Semana 15: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

É possível praticar Yoga se divertindo? Claro que sim! Aqui vai uma dica de brincadeira super divertida para toda a família. Você pode baixar o pdf e imprimir em uma folha A4. Leia as instruções e boa diversão! Confira aqui o jogo da Yris !


Semana 14: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Confira aqui a sequencia do Sol e da Lua. Uma respiração para equilibrar nossos dois lados. E uma sequência para acalmar.


Semana 13: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Confira aqui um exercício prático de respiração, e uma pequena seleção de posturas com seus benefícios. Procure respirar junto com a gotinha, e repita as posturas que seguem, sinta os benefícios que elas te trazem. A fazer sem moderação. Namastê!


Semana 12: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Sabe aqueles dias em que você acorda, e não quer conversar com ninguém?

Ou até conversa, mas reclama mais do que os outros dias?
reclama das coisas, ou pessoas que estão em sua volta?

Você começa a fazer alguma coisa e tudo dá errado?
Ou começa e não consegue terminar?

Tenho certeza que você não se sente nada orgulhoso, quando isso acontece.
Chega de perguntas, né? Pois é possível que você já esteja pensando aqui, “ Nossa! Quantas perguntas, eu hein!”

Vamos ao que interessa:
Nossa prática de hoje, te convida então a colocar um Farol Vermelho para os pensamentos ruins e assim poder estar atento aos o tipos de pensamento que chegam na sua cabeça. Namastê!


Semana 11: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Sequência da Verdade

Como o peixe que nada contra a correnteza, você também é capaz de se dirigir rumo a sua verdade, ao seu tesouro . Fique atento e não se deixe levar pela preguiça, medo, egoismo, pela falta de motivação. Salte seus obstáculos, reme contra a corrente e perceba como é bom encontrar a sua coragem, sua calma, sua força de vontade. Com a alegria de realizar, simplesmente realizar. Nos sentimos dessa forma mais capazes e criativos. Tudo o que penso volta para mim. Mais vale agir conforme a verdade, do que ter que viver encobrindo mentiras.

Para exemplificar, aqui vai a historia do Ladrão e o Marajá, e uma sequência de posturas para você, Namastê!


Semana 10: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

O seu objetivo?

Encontrar o equilíbrio!
Mas por quê?

Para se sentir :
-saudável, seguro, feliz,
-Ter amigos legais,
-Para ter ideias legais,
-Para saber a diferença
entre uma boa ideia e uma má ideia,
entre um bom amigo e um mau amigo.
Comece então encontrando seu equilíbrio entre o céu e a terra, com a postura da Palmeira, ou entre a água e o ar com a postura do Crocodilo, tudo muito bem equilibrado na postura do Triângulo. Prontos?

Confira aqui a sequência para o equilíbrio.


Semana 09: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

A prática de hoje vai te trazer para um exercício de criatividade , pratique junto com a Rainha da Floresta e perceba os diversos animais em sua volta! Acompanhe aqui a prática!
Namastê!


Semana 08: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Nessa sequência você vai procurar fazer as posturas com a ajuda da respiração. Ao inspirar faça os movimentos que sobem, ao expirar, os movimentos que descem. Sinta os efeitos do ar a cada movimento, perceba como sua imaginação vai te ajudar a perceber as posturas de uma forma diferente. Os desenhos que seguem na sequência fazem parte do Baralho YogaYris, para mais informações de como adquirir o seu entre em contato com www.yogayris.com

Acompanhe aqui a sequência da respiração.


Semana 07: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Nessa sequência você irá trabalhar a imaginação, nossa turma de Yoga da Santi separou as posturas preferidas de cada um. E que surpresa!

BENEFÍCIOS: O mais legal dessa sequência é que no decorrer de nossas aulas desde o inicio do ano, pudemos ter uma ideia de quais são as posturas preferidas, e o porquê. Geralmente, algumas posturas mais difíceis acabam se tornando preferidas a partir do momento que conseguimos executá-las. Outras são preferidas simplesmente por serem de fácil execução. E as suas posturas preferidas, quais são?

Antes de começar: Lembre-se, prepare o local onde você vai realizar sua prática. Coloque roupas confortáveis. Se você já conhcece as posturas muito bom, caso ainda não conheça todas, procure lembrar de uma ou outra. Se não pode consultar o baralho das posturas YogaYris. Vamos lá? Uma vez que já escolheu uma pequena quantidade de posturas, procure ficar em cada uma delas por alguns momentos. Se perder o equilíbrio, ou se achar que pode melhorar refaça a postura, sem pressa de terminar.

Para finalizar: Lembre-se que é apenas uma pratica de yoga, procure lembrar do que é o Yoga, o que pode te trazer de bom realizar as posturas. Você já sabe que não é a penas a pratica das posturas que conta, mas também toda a descontração, o relaxamento, a alegria, a consciência do seu corpo e de seus sentimentos!

Acompanhe aqui a sequência da imaginação.


Semana 06: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Ser Ninja significa usar toda a sua atenção para apenas um alvo, ou até mesmo diversos , para um único sentido, o bem comum! O Ninja na cultura japonesa é um espião, tem muitas características positivas só depende do objetivo a ser alcançado, portanto cabe você escolher entre um ninja do bem, ou um ninja do mal, a saber que quanto maior o bem que você cria a sua volta, melhor você se sentirá. Eu se fosse você escolheria o lado do Bem!

BENEFÍCIOS: Os benefícios de ser um Ninja, é trazer para seu corpo a atenção plena para algo que você está fazendo, sem se dispersar com outros interesses que estão a sua volta. Porém o interesse do Ninja não se resume em apenas fazer o bem para ele mesmo, mas também atingir o maior numero de pessoas com esse objetivo. Vamos lá? Acompanhe aqui a sequência do Ninja.


Semana 05: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

A sequência de hoje foi criada para te trazer calma e concentração.

Escute seu coração e preste atenção no que você sente a cada postura, se gosta ou não gosta.

Em seguida, faça a sequência de uma só vez. Acompanhe o vídeo e as dicas! Namastê!


Semana 04: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Será que seu coração é grande e valente?

Eu tenho certeza que sim! Que tal experimentar essa sequência simples? Escute a narração , reproduza as posturas e sobretudo, não esqueça de sua espada de luz!

Sequência inspirada da narrativa “les quatre accorda tolthèques” e do livro de mesmo nome de Don Miguel Ruiz (para o português “Os quatro compromissos Toltecas”


Semana 03: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

A prática de hoje é para estimular a coragem! Muitas vezes precisamos de coragem para encarar certos desafios e vencer certos medos. A sequência de hoje é um treinamento para controlar o seu medo e perceber que você é mais forte do que imagina.

Benefícios:

Você já ouviu algum adulto dizer que o medo paralisa? Pois é, quando temos medo de algo, já reparou que ficamos mesmo parados, imobilizados? O benefício da sequência de hoje é simplesmente te fazer perceber que podemos, com cuidado e com cautela avançar, mesmo diante de situações mais difíceis. Para realizar essa postura desafiadora que é a do corvo, é preciso perseverança, calma, deixando de lado o medo de errar. Inspire, expire e divirta-se.


Semana 02: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

A prática de hoje é para trabalhar os sentidos!

Você já reparou que a maioria das pessoas à sua volta possuem olhos para olhar, ouvidos para ouvir, mãos para tocar, nariz para cheirar? E que você provavelmente é um felizardo ou felizarda que tem tudo isso funcionando direitinho no seu corpo? Já agradeceu?

Benefícios:

Pois então, a prática de hoje vai trazer uma percepção maior da sua prática de Yoga, você vai trabalhar a sua percepção, e por consequência, a sua atenção. Vai ser muito fácil, não se preocupe, a única coisa que eu te peço é ligar o som, escutar a música e deixar o seu corpo criar os movimentos de acordo com os sons que aparecerão, as posturas você já conhece e se tiver qualquer dúvida pode conferir embaixo do post quais são.


Semana 01: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Nossa professora de Yoga do extracurricular, Flávia Noble, é especialista na prática para crianças e tem mais de 20 anos de experiência. Semanalmente, ela vai dividir com a gente uma prática de yoga para fazer em casa.

A SAUDAÇÃO AO SOL EM MOVIMENTO 

A saudação ao sol, ou Surya Namaskar é um exercício completo que visa a fortificar e desenferrujar o corpo. Procuramos a fluidez dos movimentos em acordo com o ritmo da respiração mais do que a harmonia perfeita das posturas (inspirando ao subir, expirando ao descer). 

Cada movimento beneficia o corpo de alguma forma. O sistema muscular, endócrino e os órgãos são estimulados de forma apropriada, assim como as faculdades intelectuais e a capacidade de concentração também recebem esse estímulo. O controle da respiração acompanhando o movimento propicia a regeneração das células, favorece o alongamento e revigora o corpo inteiro.  Essa é uma ótima sequência para se fazer todos os dias, então, vamos começar?

Antes de começar: Escolha o local onde você vai fazer sua prática, lembre de vestir roupas confortáveis, e de preferência fique descalço, os pés no chão nos ajuda a perceber melhor as sensações, além de escorregar menos. 

Para iniciar: Prepare-se para iniciar uma das sequências mais prazerosas e simples de um prática de Yoga. Coloque –se na postura da montanha, unindo as mãos na frente do coração, pense em algo que te deixe bem feliz, esse vai ser o seu Sankalpa. (o pensamento que vai te acompanhar por toda a prática) 

Vamos começar? 

Assista ao vídeo e observe as posturas que virão a seguir, é muito fácil: Montanha, Cachoeira, Elefante, Corredor, Lagarto, Cobra, corredor ( ou salto) volta para a montanha e pense no seu Sankalpa.

Parabéns!! Observe todos os benefícios que você trouxe para seu corpo. Procure finalizar com a postura da Nuvem, ou a postura de Lótus. Fique nessa posição por alguns minutos, agora imagine que você está em um lugar no qual você gosta muito, se sinta muito bem e que te faça sorrir. Relaxe!

Conheça as posturas da Saudação ao Sol:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on facebook
Skip to content