Cofrinho

As crianças brincam de “comprar”, “vender” e “negociar” desde muito pequenas, reproduzindo experiências vividas dentro e fora do ambiente escolar. Por isso, o mercadinho e a feira são cenários que estão presentes nas situações de brincadeira na escola.

Faz parte dos objetivos do trabalho com matemática no 1º ano que os alunos avancem no que sabem sobre o funcionamento do nosso sistema monetário, isso inclui reconhecer as notas e moedas que o compõem e começar a pensar nas relações entre quantidades.

No terceiro trimestre, o grupo vive um projeto chamado “Cofrinho”, em que são incentivados a fazer uma poupança para arrecadar dinheiro para comemorar o encerramento da série de um jeito muito especial, que será escolhido pelas crianças.

Alugar um DVD para uma sessão de filme com pipoca, tomar sorvete, comprar gibis dos personagens prediletos são algumas das escolhas mais frequentes das crianças. Nesse contexto, as professoras criam situações diversas para que as crianças participem da contagem e do controle da poupança e, neste trabalho, sendo desafiados a contar, calcular, descobrirão jeitos diferentes de formar o mesmo valor.

No final, além de aprender bastante sobre o conteúdo, as crianças comemoram juntas a alegria de colher frutos da colaboração de todos, é uma festa!