Rosas são vermelhas, violetas são azuis…

O contato com a poesia pode surgir de diversas formas na vida de uma criança. Sua leitura deve ser estimulada, pois é importante para a formação dos alunos: manifesta sentimentos, emoções, experiências, momentos, sensações, ideias e lições de forma graciosa. Elas estão presentes nas canções, brincadeiras, livros e histórias. 

A leitura de poesias ou poemas, carrega consigo um conhecimento de mundo e desperta a sensibilidade das crianças, por meio de uma leitura leve, ritmada e prazerosa. Pensando nisso, aqui na Santi realizamos com a turma do 2º ano um Sarau de Poesias.

O que é Sarau?

Um sarau é um evento cultural realizado geralmente em ambientes fechados onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte, como pintura, teatro e comidas típicas. Algumas escolas e faculdades promovem saraus para estimular o desenvolvimento cultural de seus alunos, como aqui na Santi.

Como fizemos na Santi?

O Sarau foi realizado com poesias que as crianças selecionaram de diversos livros. Alguns encontraram seus poemas favoritos em livros da biblioteca da Santi, outros encontraram em livros de suas casas e, inclusive, teve quem escreveu seu próprio poema. Alguns dos livros selecionados para a escolha das poesias foram “Ou Isto Ou Aquilo”, da Cecília Meirelles, e “Poesia Fora da Estante”, da Vera Aguiar.  

Depois, focaram na  elaboração de suas leituras, ou seja, treinaram para ler em voz alta. Realizaram avaliações constantes de oralidade e entonação, pedindo para que amigos e familiares (e até eles mesmos, lendo em voz alta de frente para o espelho) opinassem sobre suas interpretações.

Qual a importância da realização do Sarau para as crianças?

O objetivo do Sarau de Poesias é trabalhar a leitura em voz alta,  a fluência e a entonação, além de incentivar a leitura e a escrita das crianças. “Eles estão na fase final de alfabetização (no ciclo de alfabetização, que vai até o terceiro ano), então pra além de toda a questão da escrita, tem todo esse trabalho de leitura. Mas a poesia em si (o gênero), eu particularmente gosto muito, porque traz muito afeto. Tem muito afeto para as crianças, têm poesia de animais, tem isso da família ler uma poesia, tem meu poeta favorito… Então tem crianças que fizeram suas escolhas de poemas por isso” contou a professora Lara Gonzales Gil.

 

Conta para a gente, aqui nos comentários, qual o seu poema favorito!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on facebook