Projeto Rios Ocultos

Há 4 anos, a Santi iniciou juntamente com as turmas do 6° ano um dos nossos projetos mais impactantes atualmente.

O projeto “Rios Ocultos da cidade de São Paulo” vem ganhando mais relevância, mais significado e mais profundidade a cada ano para os participantes. Claro que esse ano não poderia ser diferente, mas como manter o nível de abordagens e vivências durante esse período tão atípico?

Durante nossa busca por uma solução, encontramos outra escola que também pesquisa projetos relacionados à urbanização dos rios de São Paulo, um dos subtemas que também trabalhamos. Iniciamos conversas sobre as alternativas e chegamos em algumas possibilidades. Assim como na Santi, os alunos da Escola Gracinha, situada na zona sul da cidade de São Paulo, também tinham as mesmas restrições de saída da escola. Nossos alunos do 6º ano, em parceria com os professores e coordenadores do projeto Rios Ocultos: Prof. Stefan, de Ciências, Profa. Andréa, de Geografia e com a assessoria da Conectar Educadores, empresa que faz suporte de tecnologia em educação e parceria da Santi e do Gracinha, elaboraram um jogo digital gratuito, no modelo de tabuleiro, sobre o tema dos Rios Ocultos. Fizemos uma interação entre todos os alunos das duas escolas para mostrar o passo-a-passo do jogo e, a partir de então, permitir que eles pudessem socializar com seus familiares, amigos e toda a comunidade escolar.

Dessa forma, conseguimos manter vivo o espírito desse projeto,  fazendo uma nova parceria que pretendemos ampliar com essa e outras escolas para potencializar o tema da urbanização dos rios na nossa cidade, possibilitando que nossos alunos encontrem ainda mais significados em seu aprendizado, elaborando a partir do conhecimentos que foi desenvolvido no tema, material para outros públicos.

Isso é Ciências e Geografia na Santi.

Isso é aprender por projetos e com jogos na Santi.

Isso é a Santi.