Meditação – Dia 41 práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

04/03/2022 – Dia 42: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Estamos retomando o Mindfulness Online, que começou há dois anos, como uma forma de apoiar escolas parceiras na continuidade das práticas de Mindfulness, tão importantes nos anos que vivemos.

Neste espaço, compartilhamos práticas, eventos, artigos, meditações guiadas e atividades para estudantes e educadores, que ajudam a cultivar atenção, bem-estar e equilíbrio emocional de estudantes e educadores.

Neste ano, trazemos com uma novidade: o Mindfulness Online será distribuído não só para escolas já parceiras, mas também estamos expandindo para instituições de ensino interessadas em práticas de Mindfulness no Ambiente Educacional.

Se é sua primeira vez aqui seja muito bem-vindo(a)! Se conhece alguém ou alguma instituição que possa se interessar, envie um e-mail para nós que os incluiremos.

Esperamos que goste do conteúdo!

Nesta edição, compartilhamos:

1) CONVITE: Fórum “Como é meditar com crianças de 6 a 10 anos?”

Na quinta-feira, dia 10/03, às 19h, acontece mais um Fórum da MindKids, cujo tema será “Como é meditar com crianças de 6 a 10 anos?”, conheça a experiência de 5 educadores que meditam com crianças.

evento  é gratuito, a inscrição é necessária através do link: https://conteudo.mindkids.net/forum-como-e-meditar-com-criancas-de-6-as-10-anos

2) TEXTO DO BLOG: Comunicação não-violenta em sala de aula

A comunicação é mais eficaz quando é mais consciente, baseada na percepção daquele momento e do comportamento do interlocutor. A comunicação não violenta aliada à prática de Mindfulness pode nos ajudar a exercitarmos a compaixão e nos conectarmos uns com os outros, para melhorar o ambiente e criar um contexto que possibilite um aprendizado mais acolhedor.

Para ler o texto completo: https://mindkids.net/comunicacao-nao-violenta-em-sala-de-aula/

3) PRÁTICA: Uma pausa de 5 minutos no dia a dia

Envio aqui o áudio de uma meditação guiada de 5 minutos, perfeita para fazer uma pausa no dia, tão necessária nesse início de ano letivo:

Prática de 5 minutos – uma pausa no seu dia a dia

Fique à vontade para compartilhar estes conteúdos internamente na escola e externamente em suas redes sociais.

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18/08/2021 – Dia 41: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Neste Mindfulness Online, trazemos uma prática para ser feita com estudantes do ensino fundamental, chamada Cachoeira de Luz. E te convidamos para o Diálogos em Mindfulness na Educação deste mês, no qual conversaremos com a Thaisa Fernandes, diretora do Colégio Vencer em Capelinha/MG. Neste evento, abordaremos como a implementação das práticas de Mindfulness pode ser feita em escolas de cidades de todos os tamanhos, inclusive as pequenas de interior. Esperamos que gostem!

1) MINDFULNESS PARA ESTUDANTES

Confira aqui, o passo a passo da prática de atenção plena ao corpo, adaptada para estudantes do ensino fundamental, chamada cachoeira de luz.

2) CONVITE: Diálogos em Mindfulness na Educação com Thaisa Fernandes

Conheça mais sobre a implementação das práticas de Mindfulness em escolas no evento Diálogos em Mindfulness na Educação, que acontece terça-feira dia 24/06 às 18h. Inscrição gratuita, clique aqui. 

Esses conteúdos são preparados com muito carinho – fique à vontade para compartilhar com todos que possam se interessar, inclusive em redes sociais.

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23/06/2021 – Dia 40: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje trazemos uma videoaula com práticas de Mindfulness para serem feitas com crianças em inglês! Te convidamos para o evento Diálogos em Mindfulness na Educação deste mês, que conversaremos com a Adriana Cardoso, diretora da Escola Maple Bear no Panamby (SP). Adriana vai nos contar a experiência de praticar Mindfulness no contexto bilíngue. Esperamos que gostem!

1) PRÁTICAS DE MINDFULNESS EM INGLÊS

Nos materiais a seguir, são explicadas algumas práticas de Mindfulness em inglês (músicas, sugestões de livros e vídeos):

Videoaula

Pdf para download

2) CONVITE: Diálogos em Mindfulness na Educação com Adriana Cardoso

Ensinar Mindfulness em inglês é uma boa combinação? Conheça mais no evento quinta feira dia 24/06 às 18h. Clica aqui e se inscreva gratuitamente.

3) TEXTO DO BLOG: Conheça a experiência de 3 professores que ensinam Mindfulness em inglês.

Esses conteúdos são preparados com muito carinho – fiquem à vontade para compartilhar com todos que possam se interessar, inclusive em suas redes sociais.

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25/05/2021 – Dia 39: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

No conteúdo dessa semana, te convidamos a praticar uma meditação em família, ler sobre os benefícios de Mindfulness para famílias no blog e conhecer a experiência da Cláudia Rodrigues, vice diretora da EE Dulce Leite, que disseminou Mindfulness para toda a escola e reduziu os conflitos em 70%.

1) CONVITE: Diálogos em Mindfulness na Educação com Cláudia Rodrigues

Como Mindfulness ajuda a reduzir os conflitos na escola? Conheça mais no evento quinta feira dia 27/05 às 18h. Faça sua inscrição gratuita.

2) TEXTO DO BLOG: Estratégias para um ambiente familiar mais tranquilo (mesmo em meio à pandemia)

Pesquisas mostram que meditar pode trazer benefícios para toda a família. Conheça, no texto do blog desse mês, 3 experiências de quem medita em família. Confira o material completo.

3) Áudio de meditação guiada para famílias

Que tal começar a praticar Mindfulness em família? Adultos podem chamar as crianças para meditar, é só seguirem juntos as instruções. Acesse.

4) Na mídia:

Conversamos com a Revista Educação sobre caminhos para fortalecer o equilíbrio emocional no ambiente educacional, leia a matéria toda aqui.

Esses conteúdos são preparados com muito carinho – fiquem à vontade para compartilhar com todos que possam se interessar, inclusive em suas redes sociais.

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07/05/2021 – Dia 38: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

1) CONVITE: Mindfulness para Ambiente Educacional na Bett Educar 2021

Na próxima semana, teremos a alegria de participar da Bett Educar 2021, com a Oficina “Mindfulness para Ambiente Educacional: Ajudando Professores e Alunos a Reduzirem o Estresse”, que acontecerá no dia 13/05 das 16h às 18h. Convidamos a todos que tiverem interesse a se inscrever gratuitamente (informações no arquivo em anexo).

2) TEXTO DO BLOG: Conheça a experiência de 5 educadores que meditam online com seus alunos

Será que a prática de Mindfulness é efetiva quando realizada nas aulas online? Quando a quarentena começou, um ano atrás, tínhamos essa dúvida. Hoje não temos mais. Confira!

3) CURSO DE MINDFULNESS PARA PAIS E MÃES

Estamos felizes em lançar o Curso de Mindfulness para Pais e Mães na modalidade Ensino a Distância. Cliquei aqui para saber mais informações. Caso tenha interesse em divulgar para as famílias de sua escola, entre em contato conosco!

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19/04/2021 – Dia 37: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Nesta edição do Mindfulness Online, temos a honra de convidá-los para o evento Diálogos em Mindfulness na Educação, que acontece nesta quinta-feira às 18h,  no qual exploraremos a seguinte questão: “O que acontece quando Mindfulness é adotado pelos educadores de uma escola antes mesmo dela abrir as portas?” Compartilho também um e-book, preparado com muito carinho, com práticas de Mindfulness para a Educação Infantil, espero que gostem!

1) CONVITE: Diálogos em Mindfulness na Educação

Conheça a experiência da Escola Integra, que adotou as práticas de Mindfulness antes mesmo de iniciar suas operações. Para falar desse tema, nosso convidado é Gabriel Matos, co-fundador e Diretor Pedagógico da Escola Integra. Ele vai nos contar sobre essa experiência, abordando os seguintes temas: como foi este processo, o que mudou na vida dos educadores, como foi a receptividade das famílias, como a implementação acontece (currículo vs transversal) desde o ponto de vista da gestão da escola.
O evento será realizado no dia 22 de abril (quinta-feira), às 18 horas, inscrições gratuitas através do link.

2) E-BOOK PARA DOWNLOAD: Práticas Baseadas em Mindfulness para Educação Infantil

Veja aqui 12 práticas lúdicas para fazer com os pequeninos.

3) NA MÍDIA:

Em entrevista ao Jornal da Manhã, que vai ao ar pela Rádio RCC FM, de Santana do Livramento (RS), Daniela Degani falou sobre os desafios de manter a concentração dos alunos nas aulas on-line. Clique aqui para ouvir a conversa entre a fundadora da MindKids e o jornalista Cleizer Maciel.:

Esperamos que o conteúdo seja útil e caso tenham algum comentário ou sugestão, fiquem à vontade para nos escrever ou ligar. 

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25/03/2021 – Dia 36: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Dando sequência ao nosso Mindfulness Online, convidamos a todos, educadores e famílias, para nosso evento da próxima semana: O ABC do Mindfulness na Educação, debateremos como estão Atenção, Bem-estar e Compaixão das nossas crianças e adolescentes e práticas que os apoiem nesse período. Compartilho um vídeo com respirações lúdicas para fazermos com crianças pequenas e o texto do blog sobre os principais desafios de pais e educadores no ensino remoto.

1) CONVITE: ABC do Mindfulness na Educação

Nos dias 29, 30 e 31 de Março sempre às 18h, acontecem as Lives. O objetivo do encontro é promover a troca de experiências entre pais, educadores, psicopedagogos e outros participantes sobre como a prática do mindfulness pode ajudar em aspectos comportamentais de crianças e adolescentes, refletindo em seu ambiente escolar e na convivência familiar.

O evento é gratuito e a inscrição pode ser realizada através do link.

2) TEXTO DO BLOG: Principais desafios de pais e educadores no ensino remoto

Para ler o texto completo: https://mindkids.net/a-flor-que-rompe-o-asfalto-desafios-e-oportunidades-do-ensino-remoto/

3) PRÁTICAS: 6 Respirações Lúdicas para Crianças Pequenas

Como envolver os pequenos e ajuda-los a se familiarizarem com a respiração? Veja no vídeo como fazer isso por meio de brincadeiras.

4) NA MÍDIA:

Participamos de um bate-papo com a equipe do programa Revista Brasil, que vai ao ar pela Rádio Nacional de Brasília. Falamos sobre como pais e professores podem colaborar para aumentar a concentração de crianças e adolescentes nas aulas on-line. Para ouvir a entrevista, clique no link.

Esperamos que o conteúdo seja útil e caso tenham algum comentário ou sugestão, fiquem à vontade para nos escrever ou ligar. Receberemos de braços abertos.

Dani & Equipe MindKids

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15/03/2021 – Dia 35: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Um ano depois do início da pandemia, e com o vai e vem de fases, estamos retomando, com muito carinho, o nosso Mindfulness Online. Nosso intuito é seguir apoiando escolas parceiras na adoção e continuidade das práticas de mindfulness, que podem ser tão úteis para estudantes, educadores e famílias, especialmente neste momento que vivemos.

Nesta edição, compartilhamos:

1) CONVITE: Diálogos em Mindfulness na Educação

Na quinta-feira, dia 18/03, às 18h, acontece a primeira edição da nossa nova série “Diálogos em Mindfulness na Educação”, que contará com a participação de de J.G.Larochette, fundador do The MindfulLife Project, dos EUA, que já levou as práticas para mais de 10 mil alunos nos país. Ele compartilhará sua experiência em ensinar crianças de 6 a 11 anos, muitas em situação de vulnerabilidade social.

evento  é gratuito e contará com tradução simultânea. Serão todos(as) bem-vindos(as)! O link para inscrição é: Diálogos em Mindfulness – com J.G.Larochette (Mindful Life Project)

2) TEXTO DO BLOG: 10 atividades para aumentar a concentração dos alunos no ambiente virtual

Já faz um ano que tudo mudou no sistema de ensino mundial e grande parte das crianças, adolescentes e adultos tiveram que se adaptar à nova realidade: o ensino virtual.  O texto do mês dá 10 dicas de atividades que podem ser praticadas antes e durante das aulas online, para estimular a concentração dos estudantes. 

Para ler o texto completo: 10 atividades para aumentar a concentração dos alunos no ambiente virtual | MindKids

3) PRÁTICA: Uma pausa de 5 minutos no dia a dia

Envio aqui uma prática de 5 minutos, perfeita para fazer uma pausa no dia, principalmente durante esse período de confinamento:

Prática de 5 minutos – uma pausa no seu dia a dia

4) NA MÍDIA: Mindfulness pode ajudar a aumentar a concentração em situações de aulas virtuais

Participamos de entrevistas sobre as práticas de mindfulness: uma para o programa Tom Maior, da Rádio Sagres, de Goiás e o outro para a Rádio Gazeta, de Carazinho, no Rio Grande do Sul. 

Confira nos links:

Como mindfulness pode ajudar a aumentar a concentração em situações de aulas virtuais – Programa Sagres em Tom Maior – YouTube

Como mindfulness pode ajudar crianças e adolescentes em momentos como o atual – Gazeta Carazinho – YouTube

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22/12/2020 – Dia 34: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Esperamos que estejam todos bem e com saúde!  Nós da MindKids estamos felizes em ter percorrido esta jornada, de um ano tão desafiador, com todos vocês. Foram mais de 30 conteúdos online e gratuitos com práticas de mindfulness com crianças, adolescentes, educadores e famílias. Preparados com muito carinho,  esperamos que tenham contribuído, ao menos um pouquinho, em tornar este período um pouco mais leve e menos estressante.

Para encerrar o ano, compartilhamos um áudio com uma prática de gratidão, que pode ser feita por pessoas de todas as idades, desde os pequenos até nós adultosAliás, que tal praticar na noite de natal (seja ele presencial ou virtual)? É só clicar no link.

Que em 2021 possamos seguir juntos – contem conosco!

Um forte abraço,

03/11/2020 – Dia 33: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Durante esta semana, promoveremos 2 eventos gratuitos e muito especiais:

1) Imersão: A Revolução da Empatia! ? 

Começando hoje, A Revolução da Empatia é uma série de 4 encontros gratuitos, todo dia às 20h30, em nosso Instagram @mind.kids, abordando os temas: o que é empatia, quais são os benefícios para o dia a dia e como começar a treinar essa e outras habilidades, como compaixão e gratidão, em nós e nas crianças e adolescentes. Inscrições gratuitas no link: Pais e educadores são todos muito bem vindos!

2) Fórum: “Praticando Mindfulness com Adolescentes”

Quinta feira dia 05/11 às 18h, teremos o Fórum “Praticando Mindfulness com Adolescentes” com a palestrante internacional Alison Cohen, para que todos que não conseguiram participar do encontro do dia 23/10. Alison é educadora, instrutora de mindfulness e diretora de programas de mindfulness em escolas nos EUA. Ela conversará conosco sobre como praticar mindfulness com adolescentes, estratégias para tornar a prática atrativa e como lidar quando os adolescentes não se interessam por mindfulness. Todos os inscritos para dia 23/10 estão automaticamente inscritos para esta nova data. Caso você não estava inscrito e gostaria de participar, é só acessar aqui. 

O Fórum contará com tradução simultânea e certificado de participação.

Durante estes meses, disponibilizaremos materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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15/10/2020 – Dia 32: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Com grande alegria, convidamos a todos para o 4º Fórum da MindKids! Organizado com muito carinho, o tema dessa vez será “Praticando Mindfulness com Adolescentes” e teremos a honra de contar com a presença da Alison Cohen, educadora dos EUA, conversando conosco sobre como praticar com adolescentes, estratégias para tornar a prática atrativa e como lidar quando os adolescentes não se interessam por mindfulness.

*Alison Cohen é professora de meditação e educadora ativista. Atuou como professora do ensino médio e diretora do programa de mindfulness em escolas, ela agora passa seu tempo treinando educadores e ensinando práticas de mindfulness para seres humanos vindos de muitas esferas de vida, inclusive adolescentes. Graduada pelo Harvard College, ela se formou como professora de mindfulness pela Mindful Schools, pelo Memorial Center for Mindfulness da Universidade de Massachusetts (MBSR) e através de Tara Brach e Jack Kornfield.

O evento acontecerá na sexta feira dia 23/10 das 17h às 18h – contará com tradução simultânea e certificado de participação. As inscrições são gratuitas, mas as vagas limitadas, garanta seu lugar através do link.

Durante estes meses, disponibilizaremos materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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24/09/2020 – Dia 31: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje temos o prazer de compartilhar com vocês nosso novo E-book, com práticas baseadas em mindfulness para estimular Empatia e Compaixão em crianças e adolescentes.

Este material foi preparado com muito carinho e esperamos que seja muito útil, tanto em ambiente escolar, como para pais ou responsáveis. Nele você encontrará práticas fáceis de serem feitas, além de vídeos e áudios.

Para baixar, basta clicar aqui

Durante estes meses, disponibilizaremos materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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10/09/2020 – Dia 30: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje, trazemos uma nova atividade para ajudar e estimular a empatia e compaixão nas crianças, inspirada nas práticas de heartfulness, parte do programa da MindKids.

PARA CRIANÇAS – Sugestão de atividade: O que você faria? – convide a criança para imaginar-se em situações hipotéticas, por exemplo, “você vê seu familiar chegando do supermercado, segurando sacolas pesados. O que você faria?” Muitos dizem que se ofereceriam para ajudar a carregar uma sacola, outros que abririam a porta da cozinha, outros que ajudariam a guardar as compras. Depois do relato, dê um retorno do tipo: “acho que essa pessoa que mora com você iria se sentir muito feliz com sua ajuda!” E instigue: “E você, como se sentiria ao ajudar?” As respostas em geral são: bem, legal, feliz comigo mesmo, contente por poder ajudar. Essa é a mágica de quando ajudamos aos outros: nós também ficamos felizes!

PARA EDUCADORES E FAMÍLIAS – Amanhã, às 17h, acontece a Live “O que é mindfulness e quais são seus benefícios” no Instagram do Colégio Ilimit @colegioilimit

Durante estes meses, disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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31/08/2020 – Dia 29: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje continuamos com sugestões de atividades que ajudam e estimular a empatia e compaixão nas crianças, inspiradas nas práticas de heartfulness, parte do programa da MindKids.

PARA CRIANÇAS – Sugestão de atividade: Diário das boas ações – infelizmente, os noticiários são repletos de crimes, violência. As crianças muitas vezes se sentem impotentes frente a estas notícias. Proponha para a criança uma atividade diferente: sempre que vocês notarem alguém ajudando outra pessoa ou ouvirem uma notícia positiva, contem um ao outro e anotem num diário. Desde coisas simples como “vi um moço ajudando uma senhora a carregar as sacolas do supermercado” até imagens de bombeiros ajudando as vítimas de uma enchente, por exemplo.

PARA EDUCADORES E FAMÍLIAS – Hoje, às 18h, acontece a Live a convite da Revista Educação: “Alunos mais focados: como fazer isso?” no Facebook da @revistaeducacao

E hoje começa também o MINICURSO “A Revolução do Foco” no Instagram da @mind.kids, inscrições gratuitas através do link.

Durante estes meses, disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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26/08/2020 – Dia 28: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Vamos falar de empatia? Nesta e nas próximas duas semanas, traremos sugestões de atividades simples para ajudar as crianças a desenvolverem qualidades do coração, como empatia e compaixão. Essas atividades são inspiradas nas práticas de heartfulness, parte do programa da MindKids.

PARA CRIANÇAS – Sugestão de atividade: Brincar de “detetive emocional” – ao assistir um desenho animado, ler uma história ou ver a foto de alguém numa revista, pergunte para à criança: “o que este personagem/esta pessoa deve estar sentindo? Vamos investigar?” Deste modo, ao ler as expressões faciais ou imaginar o que sentiria alguém passando por uma determinada situação, estamos estimulando a empatia, o sentir pelo outro – além de ser um campo rico para uma conversa entre pais e filhos, professores e alunos.

PARA EDUCADORES E FAMÍLIAS – Hoje, às 19h, acontece a Live: “A importância de cultivar as qualidades do coração na educação” no Instagram @mind.kids com a participação do querido Juan Uribe, fundador da Juan Uribe Inglês Afetivo.

Na sexta feira às 17h, será a vez da Live “Mindfulness: redução de estresse para pais, alunos e professores” no Instagram da Esfera Escola Internacional @esferaescolainternacional.

E se você perdeu o bate papo com o Marcelo Cunha Bueno, da Escola Estilo de Aprender, sobre “Educando de Corpo e Alma”, a gravação está no IGVT no @mind.kids.

Durante estes meses, disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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19/08/2020 – Dia 27: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Quem nunca teve a experiência de “dar branco na prova”? E se estamos tendo avaliações pelo ambiente virtual de aprendizagem, pode ser um fator a mais para estresse.

Neste vídeo, abordamos porque o “branco” acontece e como as práticas de mindfulness podem ajudar na preparação para as provas e durante os exames. 

E hoje, às 19h, acontece a Live: “Cuidando do emocional de alunos e professores no volta às aulas presenciais”. Não sabemos quando o retorno acontecerá, ainda há muitas incertezas, mas uma coisa sabemos: será muito importante olhar para o lado emocional. A convite da Base2edu, Daniela Degani e Mônica Padroni da Escola Projeto Vida conversarão sobre este assunto. Inscrições gratuitas através do link.

Além disso, nesta sexta feira acontecerá o 3º Fórum da MindKids e o tema será “Transformações na Educação através de Mindfulness”. Serão 5 educadores convidados contando suas experiências – as inscrições são gratuitas através do link (restam algumas vagas apenas)

Durante estes meses, disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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07/08/2020 – Dia 26: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje, para as crianças, o Monstro do Cookie da Vila Sésamo vai nos ensinar a esperar! Esperar pode ser chato e entediante, mas não quando se pode fazer a meditação monstruosa do espião! Assista ao vídeo neste link. A tradução encontra-se no arquivo em anexo ou, se preferir, pode ativar as legendas automáticas nas configurações do Youtube.

E, com muita alegria, convidamos a todos educadores, pais e mães e funcionários das escolas para nosso FÓRUM de Agosto, cujo tema será Mindfulness: Transformações na Educação. Inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, através do link.

Durante estes meses, disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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27/07/2020 – Dia 25: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje, para as crianças (e toda família), trazemos uma linda história que explora o sentido de “estar presente em todos os momentos da vida”. Contada por Lilian Tobias, instrutora de mindfulness para crianças e adolescentes pela MindKids, “O que significa estar presente?” nos convida a viver o agora com bondade. Confira aqui a história.

Além disso, nosso próximo encontro do Clube de Prática para Aprofundamento em Mindfulness da MindKids, será aberto a convidados: são todos bem-vindos: educadores e pais e mães. O encontro será dia 28/07 das 20h às 21h com inscrições gratuitas através do link (vagas limitadas):

Durante estes meses, disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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20/07/2020 – Dia 24: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje, trouxemos uma sugestão de prática para ser feita em dupla: pode ser mãe e filho(a), pai e mãe, entre irmãos, por pessoas de qualquer idade! Confira também a gravação da palestra que fizemos no evento da Bett Educar, Prêmio Professor Transformador, sobre o tema “Mindfulness: Redução do Estresse do Professor e do Aluno”: https://www.facebook.com/BettBrasilEducar/

PRÁTICA: SENTINDO OS MOVIMENTOS DA RESPIRAÇÃO

  1. Em pé ou sentados, fique de frente para a outra pessoa.
  2. Coloque a mão no abdômen ou no peito  
  3. Repare com muita atenção os movimentos da respiração
  4. Agora, fiquem de costas um para o outro, unidos sentindo, por alguns instantes, os movimentos da respiração do outro em seu dorso

 

PRÁTICA: SENTINDO OS BATIMENTOS DO CORAÇÃO

  1. Em pé ou sentados, fique de frente para a outra pessoa.
  2. Coloque a mão em seu coração e tente sentir o coração batendo.
  3. Talvez no começo seja difícil, mas se permanecemos quietinhos o tempo necessário, começaremos a notar seu pulsar.
  4. Agora, coloque a mão no coração da outra pessoa e fique o tempo suficiente

Durante estes meses, disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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03/07/2020 – Dia 23: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje compartilhamos um e-book, inteiramente gratuito, com atividades de foco & atenção baseadas em mindfulness. Contém práticas direcionadas a crianças e práticas para adolescentes, tudo preparado com muito carinho!

Pode ser útil tanto para educadores levarem aos seus estudantes como para as famílias realizarem com seus filhos em casa. Segue link para download, fiquem à vontade para compartilharem com quem acharem interessante.

E reforçamos o convite a todos educadores de nossas escolas parceiras para participarem do Fórum MINDKIDS  “Práticas de Mindfulness com Educação Infantil”, será na sexta feira dia 10/07 das 17h às 18h, através da plataforma Zoom. Inscrições gratuitas no link (vagas limitadas).

Durante estes meses, disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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29/06/2020 – Dia 22: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Aqui estamos, dando sequência ao compartilhamento de práticas online de mindfulness  tem história para crianças que ajuda a lidar com as emoções de uma forma mais saudável, um áudio bem curtinho para adolescentes, para estimularmos pausas restauradoras entre uma aula e outra e, com muita alegria, convidamos a todos os educadores das escolas parceiras para o fórum gratuito “Práticas de Mindfulness para Educação Infantil” que acontecerá dia 10/07.

–  PARA AS CRIANÇAS  – neste vídeo, a Dani conta a história do livro “Moody Cow Meditates”, traduzido como Boizinho Irritadinho Medita. Uma maneira divertida e engraçada de apresentar às crianças o poder da meditação em ajudar a encontrar a calma mesmo quando estamos tendo um dia muito ruim.

– PARA ADOLESCENTES – que tal praticar uns instantes de atenção plena entre uma tarefa e outra? Em lugar de emendar atividades uma seguida da outra, experimente 1 minuto de pausa, esse áudio pode te ajudar.

– PARA EDUCADORES –  Com muita alegria convidamos a todos educadores de nossas escolas parceiras para participarem do Fórum MINDKIDS  “Práticas de Mindfulness com Educação Infantil”, será na sexta feira dia 10/07 das 17h às 18h, através da plataforma Zoom. Inscrições gratuitas no link (vagas limitadas).

Durante estes meses, disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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16/06/2020 – Dia 21: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Esperamos que estejam todos bem e com saúde  compartilhamos hoje práticas para serem feitas por crianças e adolescentes e com muita alegria convidamos a todos os educadores e famílias das escolas parceiras para a conversa que acontece amanhã entre o portal Porvir e a MindKids sobre  Mindfulness nas Escolas: redução do estresse do professor e dos alunos.

–  PARA AS CRIANÇAS  – selecionamos uma canção que ajuda as crianças a praticarem atenção plena à respiração, enfatizando as qualidades que podem emergir quando intencionalmente nos conectamos com as sensações da respiração no corpo. No vídeo do link abaixo, a música está cantada em inglês, a tradução segue abaixo – podemos ouvi-la para aprender a melodia e depois cantar em português com as crianças

Cantada por crianças

Cantada por adulto (boa para aprender os gestos que acompanham cada verso).

“Inspirando, expirando

Inspirando, expirando

Eu me abro como uma flor

Sou fresco como o orvalho

Sou sólido como uma montanha

Sou firme como a Terra

Inspirando, expirando

Inspirando, expirando

Sou água refletindo o que é real e verdadeiro

Sinto que há um espaço tranquilo em mim

Sou livre”

– PARA ADOLESCENTES – Estar atento às sensações presentes no corpo é uma forma de reconectarmos com o momento presente. Neste novo áudio, adolescentes são convidados a usarem a curiosidade como ingrediente para a prática de atenção plena ao corpo.

– PARA EDUCADORES –  Com muita alegria, convidamos a todos os educadores e famílias das escolas parceiras para a Live que acontece amanhã, quarta-feira dia 17/06, às 14h entre o portal Porvir e a MindKids sobre  Mindfulness nas Escolas: redução do estresse do professor e dos alunos.

Neste mês de junho disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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03/06/2020 – Dia 20: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Estamos de volta  compartilhando práticas para serem feitas por crianças e adolescentes e com muita alegria convidando a todos os educadores das escolas parceiras para o fórum “Práticas de Mindfulness no Ambiente Virtual de Aprendizado” que acontecerá nesta sexta feira, informações abaixo.

–  PARA AS CRIANÇAS  – neste vídeo, Cláudia Rodrigues, instrutora formada pela MindKids, preparou uma linda prática de bondade amorosa.

Como vice-diretora de uma escola pública, implementou para todas as séries a prática de mindfulness reduzindo os conflitos em 70% e foi desataque nos programas Bom Dia SP e Caldeirão do Huck. Para saber mais, clique aqui

– PARA ADOLESCENTES – Muitas vezes questões que estão fora do nosso controle (especialmente em uma pandemia) acabam consumindo muito de nossa energia e tirando nosso foco daquilo que está sob nosso controle (assistir uma aula ou completar uma lição). Neste vídeo, a Dani nos explica através do modelo de esferas de influência como identificar e direcionar a atenção. 

– PARA EDUCADORES –  Com muita alegria convidamos a todos educadores de nossas escolas parceiras para participarem do Forum MINDKIDS  “Práticas de Mindfulness no Ambiente Virtual de Aprendizado”, será nesta sexta feira das 17h às 18h, através da plataforma Zoom. Inscrições gratuitas no link.

Neste mês de junho disponibilizaremos semanalmente materiais com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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18/05/2020 – Dia 19: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Estamos mais uma vez compartilhando práticas para serem feitas por crianças e adolescentes, desejando que sejam úteis para alunos, pais e educadores ❤

– PARA AS CRIANÇAS – nesta história, os filhotes correm por todos os cantos e entram em qualquer porta aberta! Assim também é a nossa mente, se a gente não treiná-la ela se distrai facilmente. Nossa instrutora Paula Gratão conta Puppy Mind um livro de Andrew Jordan Nance. 

– PARA ADOLESCENTES – neste áudio, Selene Sacadura, instrutora de mindfulness para jovens treinada pela MindKids traz uma bonita prática que pode ajudar adolescentes a lidar com ansiedade. 

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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12/05/2020 – Dia 18: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje compartilhamos mais práticas para serem feitas por crianças e adolescentes e o convite para uma LIVE que acontece hoje sobre o tema Meditando nas Escolas, são todos bem vindos!

– PARA AS CRIANÇAS – vamos respirar com a lagarta? Coloque a mão esquerda virada com a palma para cima e o indicador da mão direta no centro da palma. Nosso dedo indicador direito é a lagarta imaginária e ela vai caminhar até a ponta de cada um dos dedos da mão esquerda, inspirando, e retorna ao centro a cada vez, e expiramos. Oriente a criança para prestar muita atenção nos movimentos da “lagarta”, nas sensações que isso traz e em sua respiração.

– PARA ADOLESCENTES – um áudio de meditação guiada que é também um desafio, você consegue contar suas respirações sem se distrair? 

– PARA FAMÍLIAS E EDUCADORES – HOJE terça feira tem LIVE da Dani às 17h no canal @criandocomempatia falando sobre a prática de Mindfulness nas Escolas.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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08/05/2020 – Dia 17: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje compartilhamos mais práticas para serem feitas por crianças e adolescentes e o convite para uma LIVE que acontece hoje sobre Meditando em Família na Quarentena, são todos bem vindos!

– PARA AS CRIANÇAS – neste vídeo, vamos respirar com o peixinho? Uma animação simples que ajuda as crianças a notarem a inspiração e a expiração: 

– PARA ADOLESCENTES – confira aqui uma prática um pouco mais longa (8 minutos) de atenção plena à respiração, fica o desafio: vamos conseguir? 

– PARA FAMÍLIAS E EDUCADORES – A LIVE de ontem da Dani está disponível até às 15h no canal @carolcordeiroviagens falando sobre a prática de Mindfulness em Família em Tempos de Quarentena. 

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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05/05/2020 – Dia 16: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Seguimos em mais uma semana de isolamento social, preparamos o material a seguir no intuito de trazer práticas que ajudem crianças e adolescentes de nossas escolas parceiras a lidar com o momento de maneira um pouco mais leve e centrada

–  PARA AS CRIANÇAS  – este vídeo super fofo da Vila Sésamo, ensina crianças a respirar como uma forma de lidar com a frustração de não poder brincar com os amigos nesses tempos:

O vídeo está em inglês, compartilho abaixo uma tradução livre que fiz, para que os adultos possam ler para as crianças:

Olá! Hoje eu queria ir lá fora e brincar com o Elmo no parque. Mas minha mamãe e meu papai disseram que eu não posso ir agora. Isso fez me sentir muito muito frustrada. Você já se sentiu frustrado alguma vez? Ou triste ou nervoso? Sim? Bem, a minha mamãe me ensinou um jeito para me acalmar sempre que eu tiver essas emoções, que podem ser grandes ou pequenas. Se chama: a respiração da barriga! Ei! Eu posso te mostrar como fazer a respiração da barriga. É só colocar sua mão em sua barriga assim, muito bom! Agora respire profundamente pelo nariz assim (inspira) e devagarzinho solte o ar pela boca assim (expira). É gostoso né? Uma vez mais amigos. Mãos na sua barriga. Respire devagar e profundamente pelo seu nariz (inspira) E devagarzinho solte o ar pela boca desse jeito (expira). Bom trabalho! Você se sente melhor? Eu estou me sentindo melhor, com certeza. Lembre-se de fazer a respiração da barriga toda vez que se sentir frustrado, nervoso, triste. (som de alarme) Oh, eu preciso ir, tenho um encontro pelo vídeo com o Elmo. Sabe, a gente não pode brincar juntos, mas não significa que a gente não possa se divertir juntos hoje! Até mais

– PARA ADOLESCENTES – áudio guiando a meditação de atenção plena à respiração usando a contagem das respirações como recurso para ajudar no foco:

– PARA FAMÍLIAS E EDUCADORES – nesta quinta feira tem live da Dani às 16h no canal @carolcordeiroviagens falando sobre a prática de mindfulness em família em tempos de quarentena.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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04/05/2020 – Dia 15: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Compartilhamos hoje uma prática muito especial, que pesquisas científicas tem demonstrado trazer muitos benefícios de bem-estar: a prática da gratidão

–  PARA AS CRIANÇAS  – neste vídeo, a Dani Degani explica de maneira simples e acessível às crianças o significado dessa palavra e como podemos praticar.

– PARA ADOLESCENTES – vídeo da Dani com prática de gratidão para adolescentes, que pode ser uma ótima estratégia para contrabalancear estados mentais aflitivos.

– PARA FAMÍLIAS E EDUCADORES – a gratidão pode ser praticada em família e uma sugestão é ter um pote da gratidão, no qual diariamente cada um vai colocando papeis com as coisas/pessoas/situações que ficamos felizes por ter em nossa vida. Pode ser por escrito ou desenhos. Ao final da semana, o pote estará cheio e podemos tomar um momento em família para abrir o pote e ver juntos seu conteúdo.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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28/04/2020 – Dia 14: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Dando sequência às práticas online de mindfulness, compartilhamos hoje um vídeo para as crianças e instruções para adolescentes praticarem o foco e atenção nesta quarentena 

–  PARA AS CRIANÇAS  – neste vídeo, a instrutora Alexandra da equipe da MindKids nos mostra como a meditação pode ajudar a acalmar uma mente agitada, cheia de pensamentos.

– PARA ADOLESCENTES – a sugestão de prática para esta semana é quase um desafio: contar as respirações sem se distrair! Praticamos da seguinte maneira: inspiramos e contamos mentalmente “1”, expira “2”, inspira novamente “3”, solta o ar “4”, assim vamos até 10. Chegando no 10 retornamos a contagem do 1 de novo. Podemos fazer esta prática por 2 ou 3 minutos e a cada dia veja se consegue mais vezes chegar até 10 sem se distrair.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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20/04/2020 – Dia 13: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Mais um material com práticas para crianças e adolescentes fazerem nesta quarentena, esperamos que sejam úteis 

–  PARA AS FAMÍLIAS  – preparamos o e-book “Meditação para Crianças” para download gratuito.

– PARA ADOLESCENTES – áudio novo de meditação guiada para adolescentes preparado pela instrutora da MindKids Daniela Gutglas.

– PARA EDUCADORES – reforçamos o convite para a prática online de autocuidado, exclusiva para nossas escolas parceiras. Inscrição gratuita.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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14/04/2020 – Dia 12: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Seguimos com nossa iniciativa de compartilhar práticas de meditação que possam ajudar crianças e jovens, pais e professores neste momento, esperamos que gostem! 

–  PARA AS CRIANÇAS  – trazemos a história da Charlotte, garotinha que queria muito encontrar um lugar tranquilo, mas onde quer que estivesse havia muito ruído e agitação. Onde será que Charlotte poderia encontrar essa tranquilidade? A Alexandra, instrutora da MindKids, conta para gente.

– PARA ADOLESCENTES – nesta animação, narrada por Sharon Salzberg, podemos ver como mindfulness nos empodera para lidar melhor com todo tipo de pensamentos que surgem em nossa mente.

– PARA EDUCADORES – sabemos que escolas e professores estão tendo que se reinventar da noite para o dia. Pode ser excitante mas por vezes cansativo e desgastante. Gostaríamos de convidar todos os educadores para uma prática online de autocuidado, exclusiva para nossas escolas parceiras. Inscrição gratuita.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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09/04/2020 – Dia 11: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Para hoje, trazemos uma prática de mindfulness para o dia a dia chamada Mindful Eating, na qual levamos a atenção plena para a atividade de se alimentar.

Tudo preparado com carinho, no intuito de levar momentos de atenção plena a educadores, alunos e suas famílias.

–  Mindful eating para crianças – a Dani explica para as crianças como usar o “comer” para treinar sua atenção, inclusive convidando-as para praticar com alimentos que tiverem em casa ou até mesmo os chocolates que talvez irão  ganhar (isso se o coelhinho não estiver em quarentena também rsrs).

Mindful eating para adolescentes – a instrutora Selene guia adolescentes a experimentarem a prática de alimentação com consciência plena e também dá sugestões de outras atividades do cotidiano que podemos usar para praticar mindfulness.

– PARA OS PAIS E EDUCADORES – a Live que fizemos ontem sobre práticas de mindfulness para fazer em família está disponível hoje para quem quiser assistir no stories no Instagram.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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07/04/2020 – Dia 10: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Nesta semana em que seguimos de quarentena, nós da MindKids preparamos um material, com muito carinho, no intuito de levar momentos de atenção plena a educadores, alunos e suas famílias.

Compartilhamos:

– um divertido jogo de atenção plena para fazer em casaconfira no vídeo a condução da nossa instrutora Paula Gratão.

– um áudio de meditação guiada em que a instrutora de mindfulness para jovens e adultos Selene Sacadura nos convida a encontrar o equilíbrio interior.

–  Para as famílias um convite muito especial: na quarta-feira dia 08/04 às 20h tem live com práticas de mindfulness para fazer em casa em família, uma iniciativa de Juan Uribe Inglês Afetivo em parceria com a MindKids, são todos bem-vindos!  Confira no Instagram.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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03/04/2020 – Dia 9: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

No material de hoje, compartilhamos:

– Um vídeo com prática para crianças que nos ajuda a conectar com nossa respiração. 

– Uma animação sobre as muitas ideias que habitam nossa mente, algumas virtuosas e outras nem tanto, e como mindfulness nos empodera, adolescentes e adultos, ao sermos mais capazes de alimentar aquilo que é benéfico.

– Para pais e professores um convite muito especial: participar de uma prática online e gratuita hoje às 14h, realizada pela Porvir – Inovações em Educação em parceria com a MindKids, são todos bem-vindos! Inscrição sem custo.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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31/03/2020 – Dia 8: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

O material de hoje convida a todos, alunos, famílias e professores a praticarem mindfulness através de uma meditação que por vezes é chamada de heartfulness ou práticas de bondade amorosa.

Os benefícios desta prática vem sendo estudados pela ciência e podem ser encontrados neste artigo de Emma Seppala, da Universidade de Stanford, intitulado “18 razões baseadas em ciência para praticar a bondade amorosa” .

Nos vídeos a seguir, convidamos crianças e adolescentes a praticarem as versões de heartfulness adaptadas a cada faixa etária:

Vídeo com prática de heartfulness para crianças 

Vídeo com prática de heartfulness para adolescentes 

Áudio de meditação guiada de heartfulness para pais e educadores  

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30/03/2020 – Dia 7: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Seguem as práticas: um vídeo de animação, produzido pela Happify, que ajuda explicar aos adolescentes “porque mindfulness é um super poder”, uma atividade de desenho para as crianças expressarem o que sentiram durante a prática de atenção plena às sensações do corpo e um podcast a educadores e pais abordando o tema: Mindfulness & o Cultivo da Coragem. Espero que gostem!

–  Prática para crianças: Depois de praticar a meditação das sensações seguindo as instruções deste vídeo – a criança pode realizar a atividade nesta mensagem, na qual ela desenha como se sentiu durante a prática.

Prática para adolescentes:  A sugestão de hoje é a animação “Por que Mindfulness é Um Super Poder” no link – produzido pela Happify e narrado por Dan Harris do 10% Happier explica de maneira atraente e divertida como a meditação pode nos ajudar com exemplos da vida cotidiana.

Para pais e educadores: Enfrentar uma quarentena inesperada e todos seus impactos nos negócios, vida e relacionamentos requer coragem! O mindfulness tem a ver com coragem? É esse o tema do podcast.

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27/03/2020 – Dia 6: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer de coração todo o feedback que temos recebido, talvez não estejamos conseguindo responder um a um, mas ficamos muito felizes em saber que as práticas de mindfulness estão sendo úteis de alguma maneira para os alunos em seus e-learnings, e também famílias e professores.

Seguem abaixo novas práticas, preparamos com muito carinho:

–  Prática para crianças: – essa meditação lúdica pode ajudar os pequenos a se acalmarem ao focar nas sensações.

Prática para adolescentes: – A prática de atenção plena às sensações do corpo direcionada para adolescentes pode ajudar a relaxar e soltar gentilmente pensamentos que muitas vezes nos impedem de dormir ou focar nas lições.

Para pais e educadores: – Às vezes, tudo o que a gente precisa é dar uma relaxada, ufa! Este áudio de meditação guiada é sobre isso.

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26/03/2020 – Dia 5: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Abaixo novas práticas de mindfulness que podem ser feitas pelas crianças e adolescentes em suas casas neste período 

–  Prática para as crianças – As borboletas gostam muito de sentir a respiração das crianças! Nesta prática, convide a criança a imaginar uma borboletinha pousando em seu nariz, ela só quer sentir a sua respiração! Mas as borboletas se assustam facilmente, então temos que ficar com o corpo tranquilo, relaxado, só respirando, imaginando que estamos ajudando a borboletinha a se acalmar. Depois de um tempinho, que pode ser uns 30 a 40 segundos, a borboletinha pode voar para o peito, barriga e outras partes do corpo, de acordo com interesse da criança.


Prática para adolescentes: nossa instrutora Daniela Gutglas guia uma prática de atenção plena à respiração que pode ajudar no foco e atenção.

– Para pais e educadores: Na semana que vem faremos um novo encontro para prática on-line, compartilharemos informações nos próximos dias.

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25/03/2020 – Dia 4: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Mais uma vez aqui para compartilhar novas práticas de mindfulness para crianças e adolescentes, preparadas com muito carinho. Estamos comprometidos em contribuir, um pouquinho que seja, para famílias e alunos encontrarem uns minutos para aquietar, em meio a tantas incertezas e medos.

Prática para crianças: nossa instrutora Paula Gratão guia uma linda prática de atenção plena à respiração, usando o personagem da borboleta.

Prática para adolescentes: você tem 3 minutos? Entre uma aula do e-learning e outra, entre uma atividade e a próxima, antes da lição ou depois do banho, que tal dedicar 3 minutos do seu dia para começar cultivar um pouco de foco e atenção com este áudio guiado.

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24/03/2020 – Dia 3: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje compartilharemos práticas para crianças e adolescentes na forma de texto e imagens, as quais ilustram, de maneira didática, as meditações explicadas nos vídeos de ontem.

–  Prática para as crianças:
Este exercício das 5 respirações é uma excelente maneira de se acalmar. Ele traz o corpo de volta ao equilíbrio, aprofundando a respiração e diminuindo a frequência cardíaca, enquanto nos faz retornar ao foco. Além de fácil, é um exercício que pode ser feito por qualquer idade, em qualquer lugar e quantas vezes for necessário. Vamos praticar?

– Prática para adolescentes:
Uma forma interessante de meditar que pode ajudar adolescentes a acalmar, reduzindo o stress e melhorando a atenção.

Sente-se com a postura ereta, feche os olhos e mantenha as palavras “Inspira… solta o ar” em mente, toda vez que inspirar/soltar o ar. Não tem problema se distrair. É normal. Se Percebe… Relaxa… E Volta a prestar atenção na respiração. Você pode começar praticando alguns minutos por dia e também ensinar este exercício para quem está a sua volta.

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23/03/2020 – Dia 2: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Dando continuidade ao envio de materiais on-line para a prática de mindfulness, seguem vídeos com conteúdo novo:

Prática para crianças.

Prática para adolescentes.

Para famílias e professores: Áudio de Meditação Guiada “Cultivando a Quietude em Tempos Desafiadores”.

É nossa intenção seguir compartilhando materiais e práticas que possam ajudar estudantes e suas famílias, bem como professores e funcionários da escola a passar por esse período de maneira mais leve.

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20/03/2020 – Dia 1: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Nos últimos dias, temos pensado muito em como contribuir para cuidar da saúde mental de nossa comunidade. Por isso, vamos compartilhar práticas diárias para serem feitas com as crianças e adolescentes, em formato de vídeo e sugestões, além de áudios de meditação guiada, enviados pela Daniela Degani, da Mindkids, professora do curso de mindfulness do 7° ano da Santi e responsável pelos cursos de meditação para nossos pais e professores.

Seguem links das primeiras práticas para as crianças:
Posição de Meditar: clique aqui.
Meditando com atenção plena aos sons: clique aqui. 

E para os adolescentes, segue link para acessar o áudio de meditação guiada.

Clube de Prática Mindkids, encontro gratuito

Dani liberou gratuitamente o acesso à reunião on-line síncrona do Clube de Prática MindKids deste mês para que todos possam participar. Para participar, é preciso se inscrever neste link. O encontro on-line acontecerá no dia 24 de março, das 20h às 21h.

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