...

Iniciação ao Segmento: todos prontos para a transição do Fund. 1 para o Fund. 2!

A passagem dos alunos do Ensino Fundamental 1 para o Fundamental 2 é extremamente importante, pois representa o momento em que os estudantes desenvolvem as capacidades necessárias que vão utilizar para a mais nova fase de suas vidas escolares. Entretanto, pode ser que para um aluno, a passagem entre etapas de ensino não venha sem dificuldade; especialmente a mudança do 5º para o 6º ano. 

Mudança no cenário

Essa trajetória é certamente a mais desafiadora do Ensino Fundamental, pois os alunos são colocados diante de uma nova realidade. Nesse processo, mudam o espaço, os horários, os professores e eventualmente os colegas; fatores os quais os alunos já estavam acostumados e com uma rotina já adaptada. Por isso, a transição de um ano para outro deve ser elaborada com muito cuidado e delicadeza, para que os alunos se acostumem com as novas responsabilidades, habilidades e experiências. 

É pensando nisso que elaboramos a disciplina de Iniciação ao Segmento!

Essa disciplina faz parte da grade curricular do Fundamental 2, e é ministrada pela coordenadora do segmento, durante o primeiro semestre do 6º ano. No segundo semestre, damos continuidade na disciplina de Procedimentos de Estudos. Durante a aula, um dos professores do segmento será responsável pelo ensino de estratégias de estudo nas diferentes matérias: registro de aula, tomada de nota, organização de resumos e mapas conceituais, e organização do dia a dia da aula. 

Antes um professor,  agora são vários!

O contato com mais de um docente, cada um formado em sua própria disciplina, não só exige um novo comportamento dos estudantes como também quebra os laços de afetividade e proximidade com o professor único do Fundamental 1. Por isso, durante a disciplina, os professores são apresentados individualmente e explicam como vão funcionar suas aulas.

“Essa aula de Procedimentos de Estudos é dada por um professor, que também é um professor de outra matéria, o que possibilita que ele seja bem entendido dos conteúdos que os alunos precisam saber”, comenta a coordenadora do Fundamental 2 da Santi, Carolina Cherubini Silva.

Nova rotina, novas tarefas!

Do 6º ao 9º ano, os alunos passam a ter uma semana de provas, um maior número de matérias e uma carga maior de trabalhos para entregar. Por isso, desde o início dos anos finais do Fundamental, buscamos acostumá-los a essa mudança de rotina. “Aprender a estudar, tomar nota, fazer registro de aula, fazer mapa conceitual e estudar sozinho são alguns dos recursos para uma boa formação do estudante”, explica a coordenadora. “Eles precisam aprender o que é ser um aluno de vários professores, fazer trabalhos de diferentes matérias no mesmo dia”.

Passar pela Iniciação ao Segmento é ajudar os alunos a viverem um processo de adaptação e segurança em novos ciclos. Para isso, aqui na Santi, acreditamos muito na importância de um diálogo prévio à mudança, não dizemos que eles devem aprender a se adaptarem, sem antes mostrar formas de guiá-los ou sem discutir as transições pelas quais estão passando. Afinal, estamos juntos com os nossos alunos para apoiá-los em suas fases iniciais da vida e, principalmente, durante todos os processos de suas vivências escolares!

Confira abaixo o depoimento de nossos alunos do 6º ano.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on facebook
Skip to content