Festas da Cultura Popular Brasileira

Aproveitando o contexto de celebração do Carnaval, que acontece logo no começo do ano, começamos esta deliciosa pesquisa que possibilita às crianças conhecerem melhor esse e diversos outros festejos populares e suas influências culturais, como o festival de Parintins, a festa do boi de mamão, as diferentes celebrações da festa junina e a festa do divino. Ter contato com diversas manifestações e perceber as semelhanças e diferenças entre os costumes e a riqueza cultural das diferentes regiões do nosso país é um dos objetivos deste estudo.

Os alunos vivenciam boa parte dessas manifestações e conhecem aspectos importantes dessa cultura que incentiva e valoriza o trabalho cooperativo nas tradições populares. Também eles trabalham de forma cooperativa na construção de alguns dos projetos que compõem este estudo, inclusive um blog, em que todas as turmas podem compartilhar suas descobertas e trocar informações não só entre sí como com as famílias e toda a comunidade escolar.

Para enriquecer ainda mais o estudo e ampliar o repertório visual e cultural das crianças, uma visita ao Museu Afro Brasileiro é realizada.

Confira abaixo o produto do estudo Festas da Cultura Popular:

1°A – Círio de Nazaré
1°B – Cavalo Marinho