7 dicas para voltar às aulas com tudo!

As férias estão chegando ao fim. Depois de muito descanso e de um tempão longe da sala de aula, finalmente é hora de voltarem para a escola. Para as famílias, fica a saudade de passar dias inteiros com as crianças, enquanto para elas, retomar os hábitos da rotina pode ser um grande desafio. Então, neste novo ano, preparamos 7 dicas para a volta às aulas. Confira!

Imagem: https://br.freepik.com/

Converse com a criança

É importante que a criança esteja ciente e preparada para o retorno. Por isso, o diálogo com a família é imprescindível. Converse sobre a escola, tranquilizando sua ansiedade quanto ao primeiro dia. Afinal, quem melhor do que a família para ajudá-la neste momento, não é?

Conte os dias

Não basta apenas tranquilizar a garotada. É necessário também deixá-los empolgados para tudo que está por vir neste novo ano letivo. Fazer um calendário ou uma contagem regressiva até o dia do retorno pode ser uma boa maneira de aumentar a expectativa para voltar à sala de aula.

Regule os horários

Durante as férias, a nossa vida acaba mudando de ritmo. Saímos da rotina e aproveitamos nosso tempo com as mais diversas atividades. Porém, é preciso estar preparado para retomar a rotina habitual. Junto da criança, regule os horários de sono, indo para a cama cedo e também acordando cedo para evitar aquela preguicinha das manhãs, quando a rotina voltar. Principalmente para crianças que estudam no período da manhã.

Cuide da alimentação

É preciso mais do que um sono regrado para voltar às aulas em forma. Nas férias, principalmente nas festas de final de ano, comemos refeições mais elaboradas, mas que nem sempre fazem bem para nossa saúde. Prepare um cardápio mais saudável, com ingredientes mais leves e naturais, evitando as guloseimas, para voltar com um corpo cheio de energia para as atividades do dia a dia.

Organize o material escolar

Ajude a criança a organizar o material escolar com antecedência e aproveite para verificar a necessidade de algum outro material. Arrumar a mochila ou comprar novos materiais pode causar um ânimo maior para a volta às aulas.

Chegue mais cedo

Não precisa se apressar, mas evite chegar em cima do horário. Chegar mais cedo na escola permite que a criança se acostume melhor com o ambiente e com a nova sala. Além disso, quem sabe não dá tempo deles baterem um papo com os colegas e professores?

Aproveite suas férias

Por último, mas não menos importante: aproveitem esses dias! É essencial que, acima de tudo, a criança aproveite as férias e se divirta o máximo que pode, sozinha e com a família. Vá ao cinema, visite parques, brinque, faça como preferir! Não há jeito melhor de retomar o dia a dia do que cheio de alegria e histórias novas para contar.

Retomar o ritmo depois de tanto tempo pode parecer difícil, mas com essas dicas, eles com certeza vão voltar às aulas com força total!

Aqui na Santi as aulas voltam dia 27 de janeiro e nós também já estamos nos preparando para receber a garotada!