6 dicas para criar uma rotina de estudos eficiente

Desde pequenos, os alunos estão acostumados a ouvir de seus responsáveis e professores sobre a importância de estudar e realizar as tarefas, porém criar esse hábito pode ser desafiador. Muitas vezes, os adolescentes não compreendem o papel que os estudos desempenham em seu futuro, mas manter uma rotina estruturada que contemple suas necessidades traz segurança e tranquilidade para encarar os compromissos e desenvolver autonomia na vida escolar. Pensando nisso, a Santi preparou uma lista com 6 dicas para você e seu filho organizarem uma boa rotina de estudos.

1. Crie uma agenda

Como em quase tudo na vida, organização é a palavra-chave para se criar uma rotina de estudos. Crie um cronograma com o que deve ser estudado a cada dia e mantenha horários fixos. Dedique algumas horas do dia exclusivamente para os estudos, até que isso se naturalize, e não se esqueça de incluir alguns intervalos na programação. Momentos de lazer e de descanso também são importantes para manter a mente descansada e os pensamentos em dia.

2. Encontre um local adequado

Para que estudar se torne um hábito, é preciso criar um ambiente agradável e favorável ao aprendizado, livre de interferências externas, silencioso, bem iluminado, com espaço para os materiais e, acima de tudo, que seja confortável. O aluno deve assimilar determinado espaço da casa como um ambiente especialmente voltado para esse momento, o que pode tornar a atividade mais produtiva.

3. Livre-se de distrações

Atualmente, os jovens possuem diversas alternativas para se divertir, e se distanciar delas pode ser o maior dos desafios. Smartphones, televisores, videogames, brinquedos e computadores devem ficar distantes durante os estudos, a menos que sejam usados para fins de aprendizado.

4. Estabeleça objetivos e incentive

Para que essa rotina realmente se torne parte da vida do aluno, ele precisa entender os motivos de tudo isso, e tarefas feitas somente por obrigação tornam o processo muito mais difícil. Por isso, demonstre para a criança as vantagens de estudar e como isso vai ajudar no seu desenvolvimento. Estabeleça objetivos e metas para que ela se sinta motivada a cumprir com suas responsabilidades e pense em maneiras de recompensá-la pelo esforço. Se possível, participe dos estudos, confira, elogie e até critique quando necessário. O trabalho conjunto pode diminuir o desgaste e deixar a rotina mais leve e amigável.

5. Conte com a ajuda da escola

A escola deve educar os alunos dentro e fora da sala de aula. Contar com o apoio dos profissionais que acompanham diariamente o desempenho escolar da criança pode ajudar na organização da rotina de estudos, inclusive com sugestões sobre os melhores caminhos para que o aluno se acostume e obtenha sucesso. Na Escola Santi, os alunos do Fundamental 2, por exemplo, têm acesso ao Espaço Conexão Santi, onde podem passar a tarde estudando, fazendo trabalhos com colegas e participando de plantões de dúvidas com o professor. Esse ambiente integrado favorece o aprendizado e a interação entre colegas, que compartilham dicas e práticas entre si.

6. Não cobre demais

É claro que, após muito esforço, o único resultado esperado é o sucesso. Porém, nem sempre esse é o caso. Alguns alunos podem ter as mais diversas dificuldades com o conteúdo e com os novos hábitos, então o retorno imediato nem sempre pode ser o ideal, mas não se preocupe. Cada estudante se desenvolve no seu tempo, e aumentar a pressão pode dificultar ainda mais o processo de desenvolvimento. Afinal, aprender não é apenas uma nota no boletim, mas uma bagagem que se leva para a vida.