Curta o carnaval cuidando do planeta!

Chegou o momento de curtir o carnaval! Pode colocar suas marchinhas favoritas no volume máximo, separar o confete e escolher sua melhor fantasia para aproveitar essa época tão colorida e especial! Mas, espera… Nem sempre as fantasias mais legais e acessórios mais divertidos fazem bem para o meio ambiente. O confete e a serpentina, por exemplo, são literalmente plástico e papel jogado diretamente no chão, altamente nocivos ao meio ambiente.
Pensando em aproveitar o carnaval e, ao mesmo tempo, cuidar do nosso planeta, trouxemos algumas dicas de como reciclar materiais para aproveitar o feriado. Assim, você se diverte de forma alegre e sustentável!

Use a criatividade e faça sua própria fantasia!
Vale de tudo. Procure aí na sua casa e você vai descobrir que tem vários materiais parados que poderiam se transformar nas roupas mais descoladas do carnaval! Por exemplo: um guarda-chuva velho pode ficar muito divertido com algumas fitas de papel e restos de linhas e tecidos. Cole-os na parte interna e cubra a parte externa com um papel ou tecido azul. Agora é só enfeitar com criatividade (quem sabe até colocar uma carinha) e pronto, você se torna uma água-viva!
Quer outra ideia? Algumas caixas empilhadas e um bom estilete para fazer as aberturas são suficientes para criar o corpo de um robô. Os pequenos podem participar e deixar a criatividade solta para desenhar o rosto e fazer os botões. Basta usar a imaginação e as ideias mais legais irão surgir!

Glitter? Só se for sustentável!
Glitter e purpurina são acessórios indispensáveis nas produções de carnaval, mas essas micropartículas de brilho são prejudiciais à natureza, em especial à vida marinha. O glitter é feito basicamente de plásticos, metais e químicos que não podem ser reciclados e levam muito tempo para se decompor.
Pensando nisso, muitas empresas produzem glitter biodegradável, a partir de materiais naturais, como pó de mica. Mas, caso não queira comprá-lo pronto, você pode preparar o seu bioglitter em casa! Faça uma pasta com pó de gelatina incolor e os corantes de sua preferência. Opte por compostos biodegradáveis como pó de beterraba, cúrcuma, spirulina e urucum e, se quiser um efeito mais brilhoso, adicione o pó de mica (que é um mineral natural). Espalhe a pasta em uma camada fina sob um tapete de silicone e deixe secar integralmente (por, mais ou menos, 36 horas). Com a pasta completamente seca, triture em um mixer para ter o efeito da purpurina. Agora, só resta escolher o look para os dias de Carnaval e sair por aí curtindo o melhor da festa!

Confetes eco-friendly para curtir sem prejudicar a natureza!
O confete de papel, além de poluir as águas, quando jogado nas ruas pode entupir os bueiros. Mas não precisa abrir mão da festa! Existe uma alternativa divertida e sustentável às serpentinas de papel: confetes naturais feitos com folhas e flores.
Junte folhas e/ou pétalas de flores secas que encontrar caídas nas ruas ou jardins. Lembre-se: quanto mais tipos diferentes de plantas você coletar, mais coloridos ficarão seus confetes. Depois, é só usar um furador de papel para cortar as folhas e pétalas em pedaços e guardar em um pote com tampa para cair na folia!

Com essas dicas, você vai curtir muito o carnaval e, ainda, ajudar o planeta! Conta pra gente nos comentários qual dica você mais gostou!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on facebook
Skip to content