“Quem pega o gosto pela leitura na infância tem esse gosto para o resto da vida” – José Mindlin
Nossa ex-aluna Renata Lazzarini teve no ano passado, o poema de sua autoria sobre “seu universo” entre os escolhidos para ser publicado em um livro de poesias do Colégio Mackenzie, onde cursou o Ensino Médio. Aqui a aluna conta como a escola contribuiu para sua paixão pelas letras:
“Depois de uma longa trajetória escolar rodeada de livros, hoje gosto muito de poesias e consigo colocar no papel o que estou sentindo em diversos momentos. Tudo começou com o Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux. Depois dele li Zorro, de Isabel Allende e, logo em seguida, me apaixonei pelos livros de fantasia, como Senhor dos Anéis e Harry Potter. Hoje costumo dizer que, enquanto a maioria das meninas da minha idade gosta de ir para lojas de roupas e acessórios, eu prefiro visitar livrarias e caçar boas obras”, compara.
Aos alunos que querem entrar no universo literário com o pé direito, indico a leitura da coleção Eragon, de Christopher Paolini. Comecei a ler esse livro na própria Escola Santi e, na época, eu e meus amigos de classe costumávamos refletir sobre seu conteúdo. Essa troca sempre foi muito positiva para trabalharmos nossa criatividade e senso crítico. A vantagem desses livros de fantasia é que eles nos mostram que somos capazes de conquistar nossos sonhos se realmente tivermos força de vontade”, diz a aluna, que quer cursar faculdade de jornalismo.
Obrigada Renata pelas palavras. E boa sorte na sua jornada!
Confira o poema de Renata:
Pulo em seus braços
Caio
Não há nada ali
Escuridão vira luz
Nada vira tudo.
Estou onde comecei
Meu amor não está ali
Está perto, posso senti-lo
Mas não ali
Não mais.
Espero-o
Escuridão voltará
Eu sei
Estarei esperando o momento.
No momento certo nos encontraremos
Ficaremos unidos
Para sempre
Como se nunca tivéssemos nos separado.
Juntos, amantes eternos.
Irei até ele
Irei até onde você estiver
Eternamente