Alunos do EF2 recebem visita do arqueólogo Antonie Lourdeau

 

Você já parou para pensar como foi a chegada dos primeiros seres humanos na América?

Os alunos do 6º ano estudaram sobre os Seixos da Discórdia, que consta a descoberta do arqueólogo francês Antonie Lourdeau sobre o tema. Para aprofundar essa investigação, receberam o arqueólogo, que estava de passagem pelo Brasil.

Qual a importância de Lourdeau para esse estudo?

Antonie, durante uma escavação na  Serra da Capivara, deparou-se com um grande seixo que, após sua análise, pode-se constatar que tinha sido feito pelas mãos de um adulto. Acredita-se que foram produzidos por seres humanos cerca de 22 mil anos atrás.

Essa descoberta confirmou que os seres humanos chegaram na América muito antes do que, por muito tempo, se imaginou. Em outras partes do continente, foram encontrados elementos produzidos por humanos ainda mais antigos.

No bate-papo com os alunos, o arqueólogo contou um pouco sobre como ele sabia que os seixos haviam sido produzidos por seres humanos e qual foi a reação da comunidade científica ao receber essa notícia.

Por que Serra da Capivara?

A Serra da Capivara é o local com maior número de pinturas rupestres do mundo, o que torna um lugar muito propício para estudos arqueológicos.

Foi um encontro muito rico e que trouxe ainda mais elementos para o estudo dos nossos alunos.

Compartilhe

Pular para o conteúdo