Tecendo histórias, construindo saberes

A leitura é uma habilidade essencial para o desenvolvimento humano. Por meio dela, podemos adquirir conhecimento, expandir nosso vocabulário, desenvolver a imaginação e criatividade, abordar questões relevantes sobre a vida e a sociedade, e vivenciar as diversas experiências que são narradas em cada página. 

A formação do leitor literário é um processo que começa na infância e deve ser estimulado ao longo de toda a vida. Na Santi, esse processo acontece desde antes de serem alfabetizados: os alunos passam a se relacionar com a leitura de forma prazerosa e lúdica. Aqui eles têm acesso a uma ampla diversidade de títulos e podem desenvolver as habilidades necessárias para se tornarem leitores autônomos e críticos, conectados com o mundo.

A formação literária na escola acontece de diversas maneiras, como a leitura em voz alta, a Roda de Biblioteca – momento em que as crianças escolhem um livro da biblioteca para ler em casa e, na semana seguinte, trocam com os colegas suas impressões sobre ele e, claro, as leituras espontâneas no cotidiano. Essas são algumas ações fundamentais para a formação de leitores literários, pois tem como objetivos ampliar o repertório pessoal, atender à singularidade de cada criança e incentivar a leitura como lazer também.

Diversidade

Oferecer diversidade literária aos estudantes é fundamental para alcançar o objetivo maior: o desenvolvimento do gosto pela literatura e o estímulo ao pensamento crítico. A literatura deve refletir a diversidade natural do mundo. Além da origem etno-social dos autores, é importante variar gêneros, formatos, narradores e enredos. Na Santi realizamos propostas que questionam nossas práticas e também a ideia de uma “versão única” da História em nossa comunidade escolar.

Para atender aos diferentes níveis de competência leitora, são oferecidos livros mais curtos e mais longos, sem palavras, com letra bastão ou letra cursiva, com uma mensagem mais clara ou mais sutil. Para expandir o repertório das crianças e atender aos mais diversos gostos, são oferecidos livros informativos, de poesia, contos populares, contos de fadas, de mistério, aventura e etc. E esses recortes vão se sobrepondo até formar o acervo de livros de cada turma.

Seguindo com o nosso compromisso em uma educação antirracista, buscamos escolher uma variedade de livros de diferentes culturas, entre eles, livros que tenham personagens negras/os e indígenas, assim como fazemos a escolha por artistas e pensadoras/es que apresentamos às crianças e adolescentes, sempre buscando a representatividade. 

Conhecer a própria história familiar e suas origens também é algo muito importante na Educação Infantil, enquanto a criança está diante da sua, conhece também  a de seus colegas e daquelas e daqueles que estão ao seu redor. É um momento importante para conseguirmos olhar para a diversidade e aprofundar o debate sobre as origens de cada um/uma.

Relação Família x Escola x Leitura

O hábito de ler em conjunto, principalmente em família, envolve afeto e ajuda a construir sentido para aquela atividade. As crianças se vinculam de forma especial com os livros que levam da biblioteca quando a família se envolve com essas leituras em casa, e sua participação nas rodas de conversa se torna muito mais rica.

Sabemos que é difícil competir com filmes, brincadeiras e redes sociais, pois a leitura demanda muito mais esforço e concentração dos pequenos. Mas ao descobrirem o prazer de ler, eles entram em contato com inúmeras competências e habilidades importantes para a vida escolar e profissional, que contribuem para a criatividade, ajudam na capacidade de se expressar e abrem portas para novas perspectivas e possibilidades de aprendizado e compreensão do mundo.

Visitar bibliotecas e livrarias é uma ótima forma de estimular o interesse das crianças pelos livros e pela leitura. O ambiente, as cores, os cheiros, são elementos que seduzem a criança, além de proporcionar a autonomia ao poder escolher quais assuntos efetivamente a interessam.

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