No 3º ano, os alunos já estão muito familiarizados com a estrutura dos textos narrativos. Porém, neste projeto, estarão baseados não mais nas histórias fictícias, mas sim, em histórias reais de momentos da vida de pessoas da família. Estes textos são produções de autoria, já que as informações serão coletadas a partir de uma entrevista com o familiar escolhido pelo aluno para depois o texto ser produzido.
Desta maneira, as informações fornecidas oralmente serão gravadas como respostas às diversas perguntas da entrevista e posteriormente o áudio será usado para a produção da narrativa, sendo este um grande desafio para os alunos, pois mais do que deixar de lado marcas de oralidade para que o texto produzido tenha uma qualidade escrita, também é necessário estar atento à coerência dos fatos e aos detalhes das informações para que essa produção possa realmente contar da maneira mais fiel um momento especial da vida deste familiar.
Para que os alunos compreendam mais sobre este gênero, as diversas leituras que antecedem o momento da coleta de informações e o início da produção é etapa determinante. Neste momento, acontecem as análises dos gêneros biografia, autobiografia e narrativas de vida, assim, podem compreender quais informações estão presentes nestes diferentes gêneros, a linguagem utilizada e como o texto é organizado.
Ao final do projeto, os textos são apresentados aos familiares que tiveram suas memórias registradas e enviados para a família.