Nome completo: Guilherme Guardia Mattar
Ano de formação na Santi: 2003
Onde fez o ensino médio: Colégio Bandeirantes
Faculdade / curso: Santa Casa – Medicina
Profissão: Estudante de Medicina – 5º Ano
Onde trabalha: Internato na Santa Casa de São Paulo
Lembranças da Santi: Estudei no Santi (para mim, Santo Inácio, ainda) desde o maternal até a 8ª série, atual 9ºano. Lembro-me toda transformação que passou a estrutura da escola, desde seu portão vermelho que deu cor ao amarelo com azul; o trailer que se transformou em lanchonete; a quadra descoberta que foi coberta. Recordo-me das aulas que os professores pacientemente nos ministraram, dos treinos de vôlei com o Prof. Orlando, dos “passeios” e viagens que fiz pela Escola, em especial, a viagem de formatura da 8ª Série para Itatiaia e Angra dos Reis. Mas de tudo, o que melhor guardo e que ainda permanece são as amizades conquistadas na época do “Santão”, que duram, com um contato muito próximo mesmo depois de 20 anos que ingressei na Escola, independentemente de escolhas de colegiais e cursos distintos de muitos dos meus amigos.
Quais foram as influências da Santi na sua formação? Em relação à formação acadêmica foi onde obtive base teórica suficiente para acompanhar sem muitas dificuldades o colegial do Bandeirantes, onde me preparei para ingressar em um curso bastante concorrido. Quanto a formação social, por ter passado toda minha infância e início da adolescência no Santo Inácio – considerava minha segunda casa – foi onde aprendi os valores do convívio em grupo: o respeito, a paciência, a solidariedade e a hierarquia. Por fim, em relação à formação de caráter pessoal aprendi o valor de ter amizades sólidas e da importância de elas permanecerem.
Escolha profissional: Apesar de ter pais também médicos, ambos me deixaram a vontade para escolher o que eu preferisse cursar. Desde a época do Santo Inácio pensava na possibilidade de fazer medicina, mas creio que a influência da escola foi indireta, me desenvolvendo como indivíduo e me tornando maduro o suficiente para concluir essa escolha durante o colegial. A escolha pela medicina foi baseada em uma série de fatores. Além de ser uma profissão com uma magnífica função social, tem diversas áreas com conteúdos interessantes e desafiadores que permitem uma rotina mais dinâmica, além de ainda ser uma profissão com bom mercado de trabalho. Contudo, requer bastante esforço e paciência.
Planos futuros: Pretendo acabar o curso no final do ano que vem e fazer especialização em Cirurgia. Em seguida, me especializar em alguma das áreas cirúrgicas. Quando especializado, gostaria de, além de exercer a minha profissão, continuar tendo relação acadêmica com minha instituição de formação, a própria Santa Casa, da qual tenho muito orgulho de fazer parte.
Uma dica para os alunos da Santi: Sejam intensos. Aproveitem a escola como um todo, façam uma família de amigos, participem de todas atividades que puderem, tanto acadêmicas quanto esportivas e sociais. Não se limitem a enxergar a escola simplesmente como uma obrigação. Quanto mais e melhores experiências vocês tiverem durante esse período, melhores pessoas e profissionais vocês serão no futuro.