A cada nova geração, nosso planeta passa por grandes mudanças. Seja no aspecto social, econômico, tecnológico ou cultural, podemos dizer, com toda certeza, que as crianças vivem em um contexto bastante diferente daquele em que cresceram seus pais e avós.
É natural que, diante das transformações pelas quais passamos, a aprendizagem também precise se reinventar. Afinal, as exigências do mundo contemporâneo estão sempre se renovando, e os jovens precisam estar aptos a lidarem com os diferentes cenários que encontrarão ao longo de suas vidas.
Neste processo, os educadores possuem um papel chave: o de formar e preparar os alunos para as demandas contemporâneas. Mais do que nunca, cabe à escola a responsabilidade de educar, no sentido mais amplo da palavra, para ajudar a formar cidadãos críticos, éticos e responsáveis, capazes de se posicionar e encarar os desafios futuros. Foi com isso em mente que criamos o Currículo 21.
Com o objetivo de auxiliar nossos alunos a desenvolverem competências fundamentais para a atualidade, o Currículo 21 é um projeto inovador da Santi para os estudantes do 6° ao 9° ano, criado em 2017 e trabalhado paralelamente ao Currículo Formal. A ideia é potencializar as ferramentas cognitivas, ligadas ao pensamento crítico, resolução de problemas e busca de informações, por exemplo, aliando-as às relações interpessoais e intrapessoais.
Aqui, são desenvolvidas diferentes propostas, pensadas para cada etapa do Ensino Fundamental II, e que aprimoram habilidades essenciais, como o trabalho em equipe, a empatia, boa comunicação, cidadania, autocuidado e aprendizado contínuo. Por meio de cursos de Procedimentos de Estudo, Mindfulness, Competências Socioemocionais e Design Thinking, além das disciplinas bilíngues de Garbology e Games & Coding, os alunos terão a chance de aproveitar uma educação ainda mais completa.
Ao longo das aulas do Currículo 21, buscamos promover espaços de discussão e proporcionar situações para que os alunos criem autonomia, explorem novas possibilidades e sintam liberdade para pensar o próprio aprendizado de forma mais leve, moderna e adaptada aos novos tempos, aprendendo a lidar com situações adversas, usar novas tecnologias, resolver problemas complexos, analisar, argumentar e se posicionar.
Como resultado, ao final do primeiro ano de implantação destas atividades, uma pesquisa realizada entre os alunos mostrou que, em média, 85% se identificam com o curso, 77% percebem a relevância das novas aprendizagens em sua vida e outros 75% revelam que já usam o que aprenderam no curso em diferentes contextos, que não se restringem à sala de aula.
Desta forma, a Santi continua preparando alunos do Ensino Fundamental não só para as próximas etapas de sua jornada como estudante, mas sim formando pessoas conscientes, capazes de atuar coletivamente, com responsabilidade e, claro, com o conhecimento técnico necessário. Assim, os alunos concluem este ciclo de ensino como verdadeiros agentes de transformação dos contextos em que vivem.
Quer saber mais sobre o Currículo 21 e outras propostas de ensino na Santi? Entre em contato conosco!