O desafio proposto neste trabalho consiste em ampliar o repertório e conquistar, ao mesmo tempo, um uso mais intencional e autônomo em novas situações. Refletindo sobre o papel de invenções e descobertas que revolucionaram a vida do homem, os alunos são convidados a pensar sobre um problema específico sobre o qual gostariam de atuar. Após essa escolha e produção, precisam se colocar como “produtores” em situações que cotidianamente recebem a língua como “consumidores”. A criação do anúncio publicitário e do manual de instruções traz aos alunos o desafio de pensar sobre quais informações selecionar, como comunica-las, como usar recursos de imagem a favor do texto bem como as diferenças entre a linguagem técnica.
Durante a elaboração do projeto, os alunos analisaram e produziram textos publicitários, além de trabalhar com conteúdos conceituais inerentes ao gênero como passive voice, imperative verbs e adjective order. A produção deste trabalho também os colocou em situações que demandaram organização, comprometimento e planejamento. O produto final é a gravação de uma propaganda divulgando o produto que foi criado pelos próprios alunos.