Desenvolvendo Competências Socioemocionais na Escola: Preparando os Alunos para a Vida

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância das competências socioemocionais, mas o que exatamente elas são?

A gente já sabe que o desenvolvimento das crianças e adolescentes vai muito além das aulas, notas em provas e trabalhos realizados na escola. Existem habilidades e competências de vida que precisam ser desenvolvidas e que nos ajudam a identificar sentimentos, construir relacionamentos saudáveis e a lidar com os desafios que encontramos no caminho. E adivinhe onde essas habilidades podem ser cultivadas desde cedo? Na escola, é claro! 

 

O Que São Competências Socioemocionais?

As Competências Socioemocionais envolvem uma série de habilidades, incluindo empatia, autoconhecimento, autogestão emocional e habilidades de comunicação. Elas nos ajudam a entender e gerenciar nossas emoções, a tomar decisões conscientes e a construir relacionamentos positivos. 

 

Como a Escola Pode Fazer a Diferença 

O ambiente escolar é um ótimo espaço  para o desenvolvimento de competências socioemocionais e tudo que as envolve. Através de atividades como debates em sala de aula, trabalhos em grupo, projetos colaborativos e espaços seguros para diálogos e trocas entre estudante e corpo docente, os alunos têm a oportunidade de praticar a comunicação eficaz, a resolução de conflitos e a cooperação.  Aprendendo, assim, sobre valores, comportamentos e competências para a vida em sociedade.

 

Preparando Alunos para o Mundo Real 

Na vida fora da escola, as competências socioemocionais são tão valiosas quanto o conhecimento acadêmico. Elas ajudam os alunos a se destacarem em suas carreiras, a construírem relacionamentos saudáveis e a enfrentarem os desafios do mundo real com confiança e empatia. Além disso, as empresas e instituições de ensino superior estão cada vez mais valorizando essas habilidades. 

 

Tornando a Escola um Ambiente de Aprendizado Socioemocional 

E como podemos tornar a escola um ambiente de aprendizado socioemocional?

É importante que os educadores recebam a formação necessária para incorporarem atividades que promovam o desenvolvimento dessas habilidades no currículo e no planejamento anual. Além disso, criar um ambiente escolar seguro e inclusivo é fundamental para permitir que os alunos pratiquem e desenvolvam suas competências socioemocionais. Foi com isso em mente que criamos o Currículo 21

 

Currículo 21 

Com o objetivo de auxiliar nossos alunos a desenvolverem competências fundamentais para a atualidade, o Currículo 21 é um projeto inovador da Santi para os estudantes do 6° ao 9° ano, criado em 2017 e trabalhado paralelamente ao Currículo Formal. A ideia é potencializar as ferramentas cognitivas, ligadas ao pensamento crítico, resolução de problemas e busca de informações, aliando-as às relações interpessoais e intrapessoais.  

Na Santi são desenvolvidas diferentes propostas, pensadas para cada etapa do Ensino Fundamental Anos Finais, e que aprimoram habilidades essenciais, como o trabalho em equipe, a empatia, boa comunicação, cidadania, autocuidado e aprendizado contínuo. Por meio de cursos de Procedimentos de Estudo, Mindfulness, Competências Socioemocionais e Design Thinking, além das disciplinas bilíngues de Garbology e Games & Coding, os alunos terão a chance de aproveitar uma educação ainda mais completa. 

Ao longo das aulas do Currículo 21, buscamos promover espaços de discussão e proporcionar situações para que os alunos desenvolvam autonomia, explorem novas possibilidades e sintam liberdade para pensar o próprio aprendizado de forma mais leve, moderna e adaptada aos novos tempos. Isso inclui aprender a lidar com situações adversas, usar novas tecnologias, resolver problemas complexos, analisar, argumentar e se posicionar.  A escola desempenha um papel importante no desenvolvimento das competências socioemocionais das crianças e adolescentes. Ao priorizar o ensino dessas habilidades, estamos preparando nossos estudantes não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para uma vida plena e significativa. Afinal, não é apenas sobre o que você sabe, mas como você lida com o mundo ao seu redor.

Compartilhe

Pular para o conteúdo