Escola Santi

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA "A HORA DA ESTRELA" - 9º ano

 

Instalação Artística inspirada em
“A Hora da Estrela”, Clarice Lispector
9º ano
 

Ao integrar Artes, Língua Portuguesa e Matemática, um dos trabalhos desenvolvidos ao longo do 9º ano de 2017 foi a construção de uma instalação artística inspirada na obra “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.

 
Nesse livro, a jovem Macabea, alagoana de 19 anos que vive no Rio de Janeiro, é tratada com todo o desgosto de que Rodrigo S.M., narrador-personagem e um escritor fracassado, é capaz. Ele a degrada, como se ela fosse um pano de chão encharcado. Gostaríamos, então, de convidar os visitantes a imergir na obra através da experiência proposta em nossa instalação.
 
O primeiro passo para a realização do trabalho foi a aproximação com o universo da autora, Clarice Lispector, a partir do contato com outros textos. Só então lemos a última obra da autora nas aulas de Língua Portuguesa, quando buscamos por aspectos do texto que contribuem para a construção daquele universo, por exemplo, a sugestão e a "iminência de", a epifania e a transfiguração, a polifonia e a metalinguagem, a digressão e as múltiplas linguagens.
 
Durante as aulas de Artes, cada aluno desenhou um croqui como proposta para a instalação artística, a fim de elaborar as ideias e conceitos que seriam representados visualmente, utilizando a técnica do desenho em perspectiva a partir de um ponto de fuga, trabalhada nas aulas de Matemática, e os aspectos textuais da obra, levantados nas aulas de Língua Portuguesa.
 
Depois de avaliados os croquis, nos reunimos em grupos para compartilhar as ideias e desenhar um novo croqui. Uma das ideias nascidas dessa troca foi a de servir café frio como parte da performance, para que o visitante pudesse experimentar o luxo a que Macabea se dava, antes de dormir, para acordar com azia. Após essas etapas, nós ainda produzimos duas maquetes para prever a instalação real.
 
Quando a Livraria Martins Fontes Paulista confirmou o interesse de que montássemos a instalação no espaço da loja, realizamos uma visita ao local, medições dos espaços, novas adaptações dos elementos da instalação ajustados agora ao espaço real, além de novos croquis a partir de desenhos sobrepostos a fotografias, que testavam as proporções das medidas.
 
Finalmente temos o prazer de apresentar a instalação em que tanto trabalhamos. Esperamos que os visitantes possam experimentar outra forma de imersão no universo de “A Hora da Estrela”. 
 
Quando: De 01/11 a 21/11
 
Onde: Livraria Martins Fontes Paulista - Avenida Paulista, 509
 
Confira aqui o vídeo feito pelos alunos que mostra o processo de produção da instalação!
 
Confira também a 'Rádio Macabea' que eles criaram baseada na personagem principal do livro!