Escola Santi

Santi para Todos

 

 

Objetivo

O Santi para Todos é uma ação que tem como objetivo a realização de cursos e palestras gratuitas para professores, principalmente da escola pública, a partir do compartilhamento de experiências de trabalho realizadas na Santi, já consolidadas e avaliadas como práticas de qualidade, e/ou buscando profissionais de referência para compartilhar suas pesquisas. Abrir a escola – sua prática e seu espaço – para todos, ampliando assim a atuação da Escola Santi para a comunidade.

Também visa possibilitar que os educadores que trabalham na Escola Santi trabalhem como formadores da rede pública, contribuindo assim para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Justificativa

A missão da Escola Santi é formar pessoas capazes de atuar com consciência, autonomia, responsabilidade e respeito à diversidade humana e à natureza, a partir da aprendizagem de conceitos, atitudes e procedimentos, numa perspectiva colaborativa, sustentável e de transformação social. Em 2007, sua equipe de gestão definiu como visão de futuro para 2014 “ser uma escola de referência, tanto para pais quanto para especialistas, reconhecida como atual e dinâmica pelo trabalho na formação de seus professores e pela garantia da aprendizagem de seus alunos”. Em 2009, a equipe de funcionários, junto com a direção e conselho, estabeleceu que o tema “projeto social” deveria constar no planejamento estratégico dos anos seguintes.

Alinhado com todos os objetivos anteriores, o projeto “Santi para Todos” é uma ação que visa ampliar a atuação da Escola Santi e de seus profissionais, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, em especial das escolas públicas localizadas, principalmente, no distrito da Vila Mariana.

 

Cursos 2016:

A partir deste ano, nossa equipe leva as formações até as escolas públicas de São Paulo ao invés de elas acontecerem na Santi, e professores voluntários da nossa equipe também participam do grupo de formadores do Santi para Todos junto com os coordenadores e diretores!
 
 
C.E.I. 9 de julho: Organização do Tempo na Educação Infantil - Modalidades Organizativas
 
Formadoras: Emiliam Cunha, Priscilla Prudêncio e Rebeca Castiglione
 
 
 
EMEI Professora Carolina Ribeiro: Jogos e o Ensino da Matemática
 
Formadoras: Carolina Cherubini e Roberta Mráz
 
 

C.E.I 9 de julho - Modalidades Organizativas e a Arte na Infância

Formadoras: Emiliam Cunha e Carolina Bortoletto 

 

C.E.I Espaço da Criança III, em Pirituba - Rotina, Autoridade e Sensibilização e Criança e Natureza

Formadoras - Maria Augusta Meneghelo, Luana Marra e Roberta Mráz


EMEI Isabel Colombo - Práticas Organizativas

Formadoras - Priscilla Prudêncio e Rebeca Castiglione

 

Cursos realizados anteriormente:

 

C01 - Jogar para aprender matemática na Educação Infantil

Formadoras: Marta Durante e Dami Cunha

C02 – Produção de textos - reescrita

Formadoras: Marta Durante e Elaine Ruiz

Palestra com Telma Weisz - A Aprendizagem do Sistema de Escrita: Questões Teóricas e Didáticas

C03 - Produção textual: planejar para produzir

Formadoras: Marta Durante e Elaine Ruiz

C04 - Arte contemporânea e a arte das crianças: propostas didática dos 2 ao 6 anos

Formadoras: Marta Durante e Dami Cunha