Escola Santi

Perguntas frequentes

A escolha de uma nova escola é um momento muito especial na vida de cada família. Com o objetivo de facilitar esse processo, nós, da Escola Santi, fizemos uma lista das perguntas mais comuns feitas pelos pais que nos visitam.
 
Para conhecer a Santi, participe de uma das nossas reuniões de apresentação. Confirme sua presença preenchendo a ficha “agende uma visita”. Teremos prazer em receber você!
 
Até breve!
 
EQUIPE  SANTI
 
 
 
1. Qual a metodologia da escola?
 
É uma escola que pauta sua metodologia na concepção construtivista de aprendizagem e trabalha com um ensino por resolução de problemas.
 
A Escola Santi acredita que o ser humano aprende estabelecendo relações entre o que já sabe e as novas informações. Por isso, propõe um ensino baseado na resolução de problemas, possibilitando assim essas relações. O aluno é incentivado a pesquisar, participar, descobrir e atuar com autonomia. Valoriza-se o gosto pelo saber, o respeito e a formação integral da criança. Os conteúdos de ensino procedimentais, atitudinais e conceituais são organizados em projetos didáticos e sequências de atividades desde a Educação Infantil.
 
2. Que idade o aluno deve ter para ingressar na escola?
 
Os alunos devem completar as idades abaixo até 30 de junho do ano de ingresso:
 
T2 – 2 anos
T3 – 3 anos
T4 – 4 anos
T5 – 5 anos
1° ano - 6 anos
 
A partir do 2º ano, levamos em consideração a escolaridade anterior da criança.
 
3. Qual a idade/ ano em que as crianças são alfabetizadas?
 
O processo de alfabetização acontece desde o início das atividades na escola, no T2. Na Escola Santi, as crianças participam de situações como leitores e escribas, muito antes da alfabetização convencional, entrando em contato desde cedo com os diversos gêneros literários.
 
Ao final do 1º ano, quando as crianças estão com 6 anos completos, espera-se que estejam alfabéticas, ou seja, capazes de ler e escrever textos convencionalmente.
 
4. Como é o processo de seleção para entrar na escola?
 
Os alunos do Ensino Fundamental (a partir do 2° ano) fazem uma avaliação individual diagnóstica e não seletiva, de língua portuguesa e matemática, que deve ser agendada com a coordenadora antes da realização da matrícula. Ela mesma dá o retorno pessoalmente aos pais sobre a avaliação.
 
Para os alunos do 1º ano, há uma vivência para aqueles já matriculados. O objetivo da vivência é que as crianças conheçam a Santi e que a nossa equipe as conheça, possibilitando mais segurança para a chegada na nova escola.
 
Acreditamos que é muito importante conhecer a criança que vai entrar na escola, para que ela se sinta acolhida nos primeiros dias conosco.
 
Por isso, no caso da Educação Infantil (T2 ao T5), pedimos que os pais visitem a escola com a criança, antes ou mesmo depois de efetuar a matrícula.
 
5. Como é o período de adaptação?
 
Na Educação Infantil, os alunos do T2, T3 e alguns do T4 passam por um período de adaptação, que dura em média 15 dias, durante o qual os alunos têm um horário reduzido de permanência na escola. Os pais podem ficar nos primeiros dias e há uma rotina diferenciada até que a criança se adapte. Um texto sobre este importante processo é entregue aos pais dos alunos matriculados e discutido em reunião, que normalmente acontece em janeiro. LEIA AQUI
 
6. Qual é o número máximo de alunos em sala de aula?
 
O número máximo varia conforme a idade das crianças. Durante o tempo que passam conosco, o número de alunos aumenta gradativamente, de modo que ao final do Ensino Fundamental 2, estejam preparados para os estudos posteriores, também neste aspecto.
 
Na Educação Infantil, iniciamos com 16 alunos no T2 e no T3.  O número máximo a partir das séries seguintes é:
 
T4 – 20
T5 - 22
1º e 2º ano – 26
3º ao 5º – 28
6º ao 9º – 32
 
Todas as turmas do T2 ao 5º ano contam com a presença de auxiliares, que no caso da Santi, são necessariamente estudantes ou recém-formados em pedagogia. Estes profissionais realizam atividades junto com os professores e sua formação é cuidadosamente acompanhada pela coordenação.
 
7. Além das aulas convencionais, o que mais a escola oferece?
 
Incluídos no currículo e anuidade:
 
Inglês: a partir do T3
Espanhol: a partir do 6º ano
Música: do T2 ao 9º ano 
Teatro: do 2º ao 9º ano
Culinária: a partir do T2
Projeto Bilíngue (Garbology): do 6º ao 8º ano
Design Thinking: para o 9º ano
Treinos de vôlei para alunos convocados
 
Opcionais:
 
T3 ao 5° ano: Santimais - Clique aqui para mais informações.
6° ao 9° anos: Espaço Conexão Santi - Clique aqui para mais informações 
 
8. A Santi oferece período integral?
 
Oferecemos atividades opcionais de 2ª a 6ª no período da manhã e da tarde para alunos a partir dos 3 anos. As crianças têm a possibilidade de almoçar na escola e participar das atividades escolhidas.
 
9. Quantos alunos há na escola? Quais os espaços utilizados?
 
A Santi atende atualmente 700 alunos, divididos nos períodos da manhã e tarde. Todos os espaços são preparados e dimensionados para o uso de cada faixa etária.
 
Nossa infraestrutura é composta por amplas salas de aula, auditório, laboratório de ciências, biblioteca, ateliê de artes, sala de música, quadra poliesportiva coberta, campinho de futebol, quintal, corredor das sensações, lanchonete, pátios cobertos e descobertos, salas Santimais e Espaço Conexão Santi.
 
O espaço da Escola Santi tem como diferencial o equilíbrio entre os ambientes de aprendizagem, de convivência e do brincar. A boa relação com o ambiente escolar é uma das condições para a boa relação com a aprendizagem. É por isso que, ao pensar e projetar nossos espaços, buscamos sempre proporcionar o bem estar de todos que dele fazem parte, além de otimizar o uso de cada ambiente.
 
As casas antigas foram modificadas e adequadas ao uso escolar, com o cuidado de não perder o ambiente familiar e acolhedor. Um arquiteto especialista em instituições de ensino é responsável por todas as intervenções no espaço, garantindo o planejamento e uso adequado das instalações.
 
Para ver imagens dos espaços, veja as fotos e faça um tour virtual neste site, clicando aqui
 
10. Qual é a formação dos professores?
 
Esta é uma questão prioritária para a Escola Santi. O processo de seleção e formação dos nossos profissionais é cuidadosamente acompanhado pela coordenação e direção. Alguns professores iniciam sua carreira na Santi como estagiários, tornaram-se auxiliares e, depois, professores. Todos os professores até o 5º ano são pedagogos e no Ensino Fundamental 2, especialistas em sua área de atuação. Alguns com pós-graduação, mestrado e doutorado. A escola incentiva e valoriza a participação da equipe em cursos, palestras e congressos, inclusive com subsídio. As reuniões quinzenais com a equipe pedagógica são espaços de estudo, formação e alinhamento pedagógico.
 
11. Como é feita a comunicação entre pais e escola?
 
Comunicados gerais, avisos, convites, divulgações, são  enviados por e-mail e ficam disponíveis no site da Santi. No site estão também as principais informações sobre o dia a dia, além de fotos dos eventos e atividades realizadas pelos alunos.
 
Os alunos do T2 ao 1º ano têm uma caderneta para recados individuais entre o professor e os pais, que a partir do 2º ano, é substituída pela agenda. Uma das finalidades da agenda escolar é servir de meio de comunicação entre pais e professores, acerca do cotidiano do aluno.
 
Temos duas reuniões coletivas e duas individuais por ano, com a presença dos pais e dos professores. Estamos sempre à disposição para agendar outras reuniões,caso seja necessário. Os pais dos alunos novos da Educação Infantil e os pais de todos os alunos do 1º ano também têm um encontro na escola, antes do início das aulas, para conhecer o professor e a sala de aula da criança.
 
12. Qual é o valor das mensalidades?
 
O Contrato de Prestação de Serviços (disponível neste site no link secretaria) apresenta os valores e formas de pagamento. Trabalhamos com uma reserva de vaga, que garante a vaga do aluno para o ano seguinte, que é posteriormente descontada da primeira parcela da anuidade.
 
13. Há um calendário anual previamente estabelecido?
 
Sim. O calendário letivo com feriados, eventos, início e término das aulas, fica disponível no site desde o final do ano anterior, assim como as listas de material. Qualquer alteração é avisada com antecedência durante o ano.
 
14. A escola tem transporte escolar?
 
Nós indicamos transportadores, dependendo da região, e os pais podem contratá-los diretamente. Veja aqui o telefone de cada transportador e também outras empresas indicadas. Os preços são fornecidos diretamente pelo transportador e calculados por quilômetro, dependendo da distância percorrida.
 
15. Os alunos usam uniforme? Como adquirir?
 
Sim. Os alunos usam uniforme do T2 ao 9º ano. Quando fazem a matrícula, os pais recebem a lista de uniformes com os endereços e telefones dos fornecedores. Clique aqui para acessar estas informações. É importante que liguem antes para verificar a disponibilidade da numeração e consultar preços, que podem variar de um fornecedor para outro.
 
16. Como os alunos são avaliados? Quais os critérios e formas de avaliação?
 
Um dos diferenciais da Escola Santi é o processo de avaliação. Realizamos uma avaliação formativa, ou seja, o aluno não só é avaliado pelo que sabe, mas também pelo que é. Avaliamos a criança de forma integral, verificando sua aprendizagem em relação aos conceitos, atitudes e procedimentos propostos.
 
Tudo o que o aluno faz é avaliado por meio de instrumentos de avaliação diferenciados – atividades, trabalhos, projetos, estudos, pesquisas, seminários, reflexões, apresentações, individuais, em duplas ou em grupo. Notas são introduzidas no 4º ano. O professor utiliza-se também de pautas de observação com foco nos objetivos propostos, o que permite que o aluno seja avaliado integralmente.
 
O registro da avaliação é apresentado num relatório individual semestral (T2, T3 e T4) e trimestral (do T5 ao 5º ano), onde constam os objetivos por área e por trimestre. A partir do 6º ano, os pais recebem o boletim de seus filhos, com as notas e faltas por matéria, além de gráficos que demonstram a relação da média do aluno com a média da turma.
 
Acompanhamos cada criança, sendo a avaliação um dos instrumentos que aponta onde é necessário intervir para que o aluno aprenda.
 
O aluno do Ensino Fundamental (a partir do 2° ano) que não atinge ou atinge parcialmente os objetivos propostos é convocado para estudos de recuperação ao final de cada trimestre. O procedimento de notas fica disponível nas normas da escola. Clique aqui para acessá-las e ler mais sobre nosso sistema de avaliação.
 
Mais detalhes sobre o processo de avaliação podem ser esclarecidos pessoalmente durante a visita e/ou em encontros com a coordenação pedagógica.
 
Se você tiver alguma outra pergunta, clique aqui e envie para nós! Alguém de nossa equipe enviará a sua resposta em breve.