Chegou o momento de curtir o carnaval! Pode colocar suas marchinhas favoritas no volume máximo, separar o confete e escolher sua melhor fantasia para aproveitar essa época tão colorida e especial! Mas, espera… Nem sempre as fantasias mais legais e acessórios mais divertidos fazem bem para o meio ambiente. O confete e a serpentina, por exemplo, são literalmente plástico e papel jogado diretamente no chão, altamente nocivos ao meio ambiente.
Pensando em aproveitar o carnaval e, ao mesmo tempo, cuidar do nosso planeta, trouxemos algumas dicas de como reciclar materiais para aproveitar o feriado. Assim, você se diverte de forma alegre e sustentável!
Use a criatividade e faça sua própria fantasia!
Vale de tudo. Procure aí na sua casa e você vai descobrir que tem vários materiais parados que poderiam se transformar nas roupas mais descoladas do carnaval! Por exemplo: um guarda-chuva velho pode ficar muito divertido com algumas fitas de papel e restos de linhas e tecidos. Cole-os na parte interna e cubra a parte externa com um papel ou tecido azul. Agora é só enfeitar com criatividade (quem sabe até colocar uma carinha) e pronto, você se torna uma água-viva!
Quer outra ideia? Algumas caixas empilhadas e um bom estilete para fazer as aberturas são suficientes para criar o corpo de um robô. Os pequenos podem participar e deixar a criatividade solta para desenhar o rosto e fazer os botões. Basta usar a imaginação e as ideias mais legais irão surgir!
Glitter? Só se for sustentável!
Glitter e purpurina são acessórios indispensáveis nas produções de carnaval, mas essas micropartículas de brilho são prejudiciais à natureza, em especial à vida marinha. O glitter é feito basicamente de plásticos, metais e químicos que não podem ser reciclados e levam muito tempo para se decompor.
Pensando nisso, muitas empresas produzem glitter biodegradável, a partir de materiais naturais, como pó de mica. Mas, caso não queira comprá-lo pronto, você pode preparar o seu bioglitter em casa! Faça uma pasta com pó de gelatina incolor e os corantes de sua preferência. Opte por compostos biodegradáveis como pó de beterraba, cúrcuma, spirulina e urucum e, se quiser um efeito mais brilhoso, adicione o pó de mica (que é um mineral natural). Espalhe a pasta em uma camada fina sob um tapete de silicone e deixe secar integralmente (por, mais ou menos, 36 horas). Com a pasta completamente seca, triture em um mixer para ter o efeito da purpurina. Agora, só resta escolher o look para os dias de Carnaval e sair por aí curtindo o melhor da festa!
Confetes eco-friendly para curtir sem prejudicar a natureza!
O confete de papel, além de poluir as águas, quando jogado nas ruas pode entupir os bueiros. Mas não precisa abrir mão da festa! Existe uma alternativa divertida e sustentável às serpentinas de papel: confetes naturais feitos com folhas e flores.
Junte folhas e/ou pétalas de flores secas que encontrar caídas nas ruas ou jardins. Lembre-se: quanto mais tipos diferentes de plantas você coletar, mais coloridos ficarão seus confetes. Depois, é só usar um furador de papel para cortar as folhas e pétalas em pedaços e guardar em um pote com tampa para cair na folia!
Com essas dicas, você vai curtir muito o carnaval e, ainda, ajudar o planeta! Conta pra gente nos comentários qual dica você mais gostou!